Exemplo concreto: ExpoWallJobs, o v-Marketplace do Talento
Você já parou para tentar entender por que lojas de uma determinada categoria, produtos para noivas, produtos eletrônicos, produtos para marceneiros, etc., costumam ser encontradas na mesma rua? Não faria mais sentido ficarem longe umas das outras?
Antes de responder essas questões, vamos falar um pouco sobre o que são marketplaces e por que pode ser uma saída interessante para sua empresa. Ou, pelo menos, uma das saídas.
Quando usamos essa palavra, a maioria das pessoas pensa logo em um site de e-commerce onde diversos lojistas oferecem seus produtos. Mas ela é bem anterior ao fenômeno da Internet. A palavra começou a ser usada entre os falantes de língua inglesa por volta do final do Século XIV, significando espaço para compra e venda de produtos. Nesse sentido, uma feira livre é um marketplace, assim como um supermercado e também aquelas ruas onde ficam lojas especializadas.
Todos esses espaços têm uma característica em comum: atraem tráfego qualificado.
Se eu estou em São Paulo e quero adquirir um vestido de noiva é bastante provável que eu dê uma passada na Rua João Teodoro, que fica na região da Luz, pois ela é a “rua das noivas”. É provável também que, entre o estacionamento e a loja que me indicaram, eu passe por várias outras lojas que oferecem outros produtos de interesse para quem vai se casar em pouco tempo.
O mesmo ocorre com produtos eletrônicos – é inevitável um pulo na Rua Santa Ifigênia, onde dificilmente visitarei apenas a loja que vende o produto exato que estou buscando. Ou em relação a madeiras – rua do Gasômetro, no Brás!
O mesmo ocorre na Internet.
Claro que sites de busca como o Google e o Bing vão facilitar minha tarefa de encontrar o produto exato que estou buscando. Mas se eu for a um marketplace online, ou e-marketplace, a minha vida ficará duplamente facilitada, pois eu vou encontrar outros produtos similares, dos quais eu nem lembrara quando começara a busca.
Acima de tudo, porém, eu vou facilitar a vida dos negociantes, que poderão gastar menos em links patrocinados e outros formatos de publicidade digital. E aproveitar o tráfego qualificado que será gerado pelo somatório de todos os negócios presentes no marketplace.
Mas o que é afinal um v-Marketplace?
É um formato de e-marketplace que reproduz, através de tecnologia virtual, espaços físicos e familiares para os visitantes. É usado principalmente para reproduzir feiras promocionais, com a vantagem de atrair de 3 a 5 vezes mais visitantes do que a feira realizada de forma física – com um investimento que é uma fração mínima do investimento necessário por sua irmã do mundo real.
Um exemplo disso é a ExpoWallJobs, que vai ocorrer entre 1º. de outubro e 30 de novembro de 2017. Uma feira/conferência que vai reunir empresas interessadas em estagiários e estudantes buscando estágios. Nem bem foi anunciada e dezenas de estandes já foram contratados.
Quem quiser receber informações adicionais pode solicitar o kit comercial através do email [email protected]