O Yahoo! Brasil lançou sua plataforma de crowdsourcing Yahoo! Rede de Contribuidores. O país é o primeiro de língua não-inglesa a lançar a ferramenta no mundo, seguindo os Estados Unidos e a Inglaterra.
O Yahoo! Rede de Contribuidores contará inicialmente com 50 colaboradores convidados, entre blogueiros referência na internet, formadores de opinião e especialistas que poderão ter seus textos utilizados nas páginas do Yahoo! Notícias, Esportes, Entretenimento e Comportamento.
Os colaboradores selecionados são referências em suas áreas de atuação e possuem disposição e capacidade para produzir conteúdo de qualidade. “O Yahoo! está comprometido em oferecer conteúdo de alta qualidade e relevantes para seus usuários. Abrir a rede de conteúdo do Yahoo! para a participação de especialistas auxiliará neste processo”, explica Rafael Alvez, gerente de conteúdo do Yahoo! Brasil.
Os textos publicados no portal terão um símbolo do Yahoo! Rede de Contribuidores no topo da página indicando ser uma produção de um colaborador, além de trazer o nome do autor e um link para seu perfil pessoal, no qual o autor pode disponibilizar todas as informações sobre si. As matérias podem ganhar destaque na homepage, dependendo da relevância do assunto diante da pauta do dia.
Todas as publicações receberão pagamento por desempenho, mas para algumas pautas, será oferecido um valor fixo além do número de visualizações. “Textos que exigem mais pesquisa e tendem a ter menos visualizações devido ao assunto ganham um valor fixo maior. Nossa intenção é seguir uma forma de pagamento mais justa possível”, complementa Alvez.
Pessoas interessadas em participar do Yahoo! Rede de Contribuidores podem preencher um formulário no próprio portal, no endereço http://br.contribuidores.
O Yahoo! Brasil já havia anunciado que traria sua plataforma de crowdsourcing para o Brasil. A intenção do portal é dar ao usuário a oportunidade de falar sobre assuntos que conhece e gosta, além de diversificar o número de perspectivas sobre os assuntos, com conteúdo de qualidade e olhares de especialistas. “A diferença é que os leitores saberão quem é o autor da informação, terão acesso ao seu perfil dentro do Yahoo! e seu grau de especialidade sobre o tema”, explica Alvez. As matérias passarão pela análise de editores do Yahoo! Brasil antes de serem publicadas.