O Yahoo! mudou de idéia e admitiu que a melhor estratégia para a Microsoft neste momento é comprar a empresa. “Para este dia, eu diria que a melhor coisa para a Microsoft fazer é comprar o Yahoo”, disse Jerry Yang, principal excecutivo da companhia, em aparição pública no Web 2. Summit nesta quarta-feira, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Meses atrás, a Microsoft havia feito proposta ao Yahoo! de US$ 44,6 bilhões. À época, aparentemente longe da crise econonômica mundial, a companhia de Yang rejeitou o negócio, que ainda vinha acompanhado com proposta 33 dólares por ações. Há um ano, as ações do Yahoo! estavam cotadas a 27 dólares. Ontem, elas fecharam o dia em 14 dólares.
O cenário mudou de forma negativa para o Yahoo!. A companhia já está na segunda rodada de demissões e, recentemente, anunciou o corte de 10% dos funcionários, ou seja, 1.500 pessoas.
Desde que rejeitou a proposta da Microsoft, a empresa de Yang tentou outras alternativas como se fundir ao MySpace e firmar parceria com a News Corp. Há ainda a possibilidade de que a companhia acerte a compra da AOL, mas ainda está no campo das especulaçoes. A última esperança era, portanto, se juntar ao Google.
Jerry Yang disse estar desapontado com as barreiras impostas pela Justiça americana sobre o acordo com o Google. Ele também frisou que a imagem de que tentou sabotar a oferta da Microsot é errada.
O executivo mandou um recado otimista: afirmou que a companhia vai vencer o momento reverso e se recuperar financeiramente.
Fonte: Computerworld