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A importância da presença online para profissionais liberais

Com ela é possível aumentar a credibilidade e conquistar mais clientes — por isso, fomos ouvir Raquel Dalastti, head de produtos na Locaweb

Hoje, como você procura um contador, dentista, médico ou advogado? Se não tem uma recomendação de alguém de confiança, é realizada uma busca na internet. O mesmo que era feito antigamente nas listas telefônicas, só que agora com muito mais informações. Nessa pesquisa você pode achar o endereço, contato, conferir as credenciais do potencial prestador de serviços, fazer orçamentos, ver a opinião de outros usuários. Enfim, na internet é possível obter uma grande gama de informações para tomar a melhor decisão. Mas e se você for um profissional liberal e não possuir presença digital?

“Sem estar na web a pessoa limita muito sua capacidade de obter novos clientes”, afirma Raquel Dalastti, head de produtos na Locaweb. “Por mais que a recomendação, o boca a boca, ainda seja muito forte, sem a presença digital você simplesmente não aparece, não é nem considerado como potencial fornecedor para uma infinidade de consumidores”.

E ter um site e redes sociais é bom, mas não basta. “É muito melhor minimamente possuir essa presença básica do que não ser achado. Porém a presença digital de qualidade não é só isso”, afirma Raquel. Para a executiva, esse é apenas o primeiro passo. Profissionais liberais com estratégias digitais bem-sucedidas conhecem o seu público, produzem e compartilham material relevante, nos formatos indicados para cada mídia, seja ela site, blog, Facebook, Instagram, Linkedin etc.

“Pense como alguém que está procurando o seu serviço. Se essa pessoa está buscando algum advogado trabalhista, por exemplo, ela vai escolher o que só tem um site ou o que, além disso, possui um blog onde escreve textos sobre o tema e um Instagram que abre para perguntas para tirar algumas dúvidas?”, questiona Dalastti. “E isso aumenta não só a credibilidade para o potencial cliente, mas também o ranqueamento no Google e relevância nas redes sociais. É algo que se retroalimenta”, afirma a executiva.

Ter um e-mail profissional também é importante. “Tanto pela organização, separar o pessoal do trabalho, um grande obstáculo para esse perfil de profissional, quanto para gerar mais credibilidade. Afinal, qual parece mais sério, um @gmail.com ou @advogadosassociados.com.br?”. Por mais que seja difícil administrar o tempo para ter essa presença digital eficiente com o restante das demandas do negócio, é importante começar. “Faça o que é possível. Comece pequeno, vá sentindo o resultado, encontrando a sua voz, ampliando e adequando, sempre pensando no seu público,” finaliza Raquel.

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