No artigo abaixo, Lance Porigow, que lidera as iniciativas de growth e as práticas de ecommerce omnichannel na agência The Shipyard’, apresenta um processo de 8 etapas de como você pode construir o amor à marca para impulsionar um crescimento consistente e previsível
Você acredita em amor a uma marca? Todos conhecemos as marcas cult — Apple, In-N-Out Burger, Fender — com fãs que declaram seu amor com tudo, desde adesivos e reviews a eventos e tatuagens. No entanto, o amor à uma marca começa com um relacionamento casual ou até uma “noitada”.
A realidade é que a maioria das pessoas é adepta da poligamia quando se trata de suas marcas favoritas, alternando entre opções, mesmo que tenham uma favorita que costumam usar. Embora o amor romântico seja frequentemente iniciado com algum encontro casual, onde as estrelas se alinham à medida que o universo une duas pessoas, as empresas não podem deixar ao acaso.
Construir o amor a uma marca exige o uso de ciência de dados, marketing de desempenho e segmentação de público -alvo, combinados com a criatividade para planejar metodicamente, direcionar e orquestrar a conexão com o cliente.
Do primeiro encontro à escolha ativa de comprar, a construção de uma conexão de marca oferece uma infinidade em constante evolução de maneiras pelas quais os clientes podem optar por interagir com uma marca, tanto física quanto digitalmente. Você precisará de mais do que uma poção do amor para gerar essa faísca.
Aqui, apresentamos oito etapas que não apenas construirão o amor à marca, mas também impulsionarão o crescimento consistente e previsível.
Amor à primeira vista: aquele momento efervescente quando alguém inicialmente percebe a marca. A publicidade certamente desempenha um papel aqui, mas funciona melhor quando ampliada com outras formas de mídia, como relações públicas, boca a boca e influenciadores — tudo o que exige que uma marca faça algo digno de buzz. Pense em grandes gestoa: quando a REI decidiu usar a hashtag #OptOutside e fechar suas lojas na Black Friday, eles aumentaram drasticamente a consciência de marca, adicionando instantaneamente um milhão de usuários e aumentando as vendas no REI.com em 23%.
Flerte muito: uma marca pode atrair pessoas com seu belo design de produtos e anúncios inteligentes e engraçados ou até mesmo provocá -las, oferecendo um benefício ou experiência atraente; No entanto, geralmente são necessários vários pontos de contato antes que as pessoas decidam agir. Aqui, a publicidade contextual e de pesquisa pode ser eficiente, colocando você no lugar certo na hora certa. O marketing digital disciplinado, a higiene dos dados e a inteligência preditiva ajudarão a garantir que, quando alguém encontrar sua marca, seja relevante e natural.
Provoque sentimentos já no primeiro encontro: fazer com que alguém visite seu site é a parte mais fácil. Adicionar valor real enquanto você tem a atenção dele requer criatividade e foco — e possivelmente um toque de Web3.0. Por exemplo, a Bollé aproveitou ao máximo esse momento de primeira data usando realidade aumentada para mostrar não apenas como os óculos de esqui ficarão em você, mas mais importante, permitindo que você veja como é o mundo através de suas lentes — e como elas se apresentam em várias condições. A experiência oferece utilidade prática para o usuário e aumentou as vendas em 456% para a empresa.
Fisgando: a experiência da marca é realmente consumada quando a primeira venda acontece. Quando seu cliente compra seu produto, eles também compram a marca e esperam que ele tenha o desempenho esperado e cumpra as promessas feitas. Não precisa ser o melhor sexo de suas vidas para continuar o relacionamento, mas deve satisfazê -los e valer a pena, dinheiro e energia gastos com sua marca. É fundamental otimizar todo o processo, da compra até a entrega e o uso.
Seja consistente: é importante que os sinais de satisfação e comprometimento sigam se repetindo. Aumentar sua parte desses compradores de retorno leva a um relacionamento comprometido. Cada um desses pontos de contato captura dados de primeira parte que permitem às empresas realmente conhecer seu “parceiro” para um relacionamento bidirecional alimentado por interações mais pessoais.
Kiss & Tell: Recomendar a marca para outras pessoas é o ponto chave do Net Promoter Score. De fato, os reviews que as pessoas fornecem online podem ser uma das melhores formas de pesquisa de mercado disponíveis para sua marca. Quando você se propõe ao compartilhamento de projetos, comece com os motivos pelos quais as pessoas compartilham e deliberadamente crie o compartilhamento de gatilhos para a experiência. Por exemplo, a Instacart construiu seu programa de referência em seu aplicativo, dando aos advogados da marca US$ 10 em seu próximo pedido.
Apaixonem-se: Evite “noitadas”. Ao criar pontos de contato adicionais para preencher a lacuna até a próxima compra, as marcas podem criar uma troca de valor deliberada que permite mais informações sobre seus clientes. Crie razões para se envolver regularmente com sua marca, mesmo fora da compra, por exemplo, fornecendo cupons inspiradores de conteúdo ou alto valor via texto.
Coloque um anel: quando sua marca for desejada acima de todos os concorrentes, você atingiu o auge dos relacionamentos com os clientes. Convidar os usuários a, digamos, um programa de fidelidade ou uma assinatura em andamento significa que um relacionamento comprometido suporta suas necessidades e seus resultados.
Para construir o amor a uma marca de uma maneira que impulsiona o crescimento persistente da sua marca, você precisará atrair sistematicamente o maior número possível de pessoas e desenvolver deliberadamente esses relacionamentos por meio de interações mais significativas e relevantes. Mostre a seus clientes por que é hora de deslizar para a sua marca.
Leia o artigo original, em inglês, aqui