Olha lá no céu! É um pássaro, é um avião, é… um anúncio?
A batalha constante por nossa atenção — e dinheiro — está, literalmente, nas alturas.
Os anúncios estão aparecendo em todos os lugares, à medida que as marcas ficam cada vez mais desesperadas por vendas em meio a um período econômico difícil.
E o céu acima de nossas cabeças não é exceção.
A tecnologia cada vez mais sofisticada de show de drones — que permite que enormes enxames de pequenos drones iluminados voem em sincronia uns com os outros, exibindo logotipos, personagens e assim por diante conhecidos — está levando o “skyvertising” a novos patamares.
A empresa por trás do popular jogo para celular Candy Crush usou recentemente 500 drones de Nova Jersey, do outro lado do rio Hudson, do centro de Manhattan, para comemorar o 10º aniversário do jogo. Os drones assumiram a forma de corações, doces e outras imagens de jogos e marcas.
A NBA também usou publicidade de drones sobre o Hudson para promover seu Draft de 2022 no verão passado. As empresas que realizam esses programas os promovem como o futuro da publicidade aérea — o equivalente a ter um webbanner rebocado lentamente pelo céu.
De certa forma é semelhantes àqueles aviões com faixas que mandam recados, uma tradição consagrada pelo tempo — a empresa de aviões com faixas mais antiga dos EUA, a Paramount Air Service, com sede no sul de Nova Jersey, opera desde 1945.
O céu é o limite?
Nem todo mundo está feliz com o fato de termos mais anúncios irritantes em cima de nossas cabeças.
“Acho ultrajante estragar o horizonte de nossa cidade para obter lucro privado”, disse o senador do estado de Nova York, Brad Hoylman, ao Gothamist, um site de notícias local, sobre o show do Candy Crush. “É ofensivo para os nova-iorquinos, para nossas leis locais, para a segurança pública e para a vida selvagem”.
Olhando o quadro geral, podemos dizer que os displays de drones são apenas uma tecnologia emergente que está atrapalhando nossas visualizações noturnas.
E não estão sós no incômodo: astrônomos profissionais e mesmo diletantes têm lamentado o fato de os satélites de internet Starlink da SpaceX poderem poluir céus noturnos imaculados.
Mas há contra-argumentos: o Starlink e tecnologias semelhantes ajudam a fornecer acesso à Internet em lugares distantes que são difíceis de conectar por outros meios. ]
Além disso, algumas comunidades estão adotando shows de drones como uma alternativa ecológica de fogos de artifício.
Talvez não, vêm aí anúncios espaciais
Esqueça o céu logo acima de sua cabeça — os pesquisadores estão trabalhando duro para descobrir como desenvolver “outdoors espaciais” baseados em satélite.
Planos anteriores semelhantes, incluindo um esquema de “moonvertising”, fracassaram em grande parte devido ao custo, complexidade e obstáculos semelhantes.
Mas como a humanidade procura colonizar a Lua e além, podemos acreditar que vamos levar nossos outdoors conosco — eventualmente, de qualquer maneira.
Fonte: Axios