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A ascensão do “skyvertising”

Olha lá no céu! É um pássaro, é um avião, é… um anúncio?

A batalha constante por nossa atenção — e dinheiro — está, literalmente, nas alturas.

Os anúncios estão aparecendo em todos os lugares, à medida que as marcas ficam cada vez mais desesperadas por vendas em meio a um período econômico difícil.

E o céu acima de nossas cabeças não é exceção.

A tecnologia cada vez mais sofisticada de show de drones — que permite que enormes enxames de pequenos drones iluminados voem em sincronia uns com os outros, exibindo logotipos, personagens e assim por diante conhecidos — está levando o “skyvertising” a novos patamares.

A empresa por trás do popular jogo para celular Candy Crush usou recentemente 500 drones de Nova Jersey, do outro lado do rio Hudson, do centro de Manhattan, para comemorar o 10º aniversário do jogo. Os drones assumiram a forma de corações, doces e outras imagens de jogos e marcas.

A NBA também usou publicidade de drones sobre o Hudson para promover seu Draft de 2022 no verão passado. As empresas que realizam esses programas os promovem como o futuro da publicidade aérea — o equivalente a ter um webbanner rebocado lentamente pelo céu.

De certa forma é semelhantes àqueles aviões com faixas que mandam recados, uma tradição consagrada pelo tempo — a empresa de aviões com faixas mais antiga dos EUA, a Paramount Air Service, com sede no sul de Nova Jersey, opera desde 1945.

O céu é o limite?

Nem todo mundo está feliz com o fato de termos mais anúncios irritantes em cima de nossas cabeças.

“Acho ultrajante estragar o horizonte de nossa cidade para obter lucro privado”, disse o senador do estado de Nova York, Brad Hoylman, ao Gothamist, um site de notícias local, sobre o show do Candy Crush. “É ofensivo para os nova-iorquinos, para nossas leis locais, para a segurança pública e para a vida selvagem”.

Olhando o quadro geral, podemos dizer que os displays de drones são apenas uma tecnologia emergente que está atrapalhando nossas visualizações noturnas.

E não estão sós no incômodo: astrônomos profissionais e mesmo diletantes têm lamentado o fato de os satélites de internet Starlink da SpaceX poderem poluir céus noturnos imaculados.

Mas há contra-argumentos: o Starlink e tecnologias semelhantes ajudam a fornecer acesso à Internet em lugares distantes que são difíceis de conectar por outros meios. ]

Além disso, algumas comunidades estão adotando shows de drones como uma alternativa ecológica de fogos de artifício.

Talvez não, vêm aí anúncios espaciais

Esqueça o céu logo acima de sua cabeça — os pesquisadores estão trabalhando duro para descobrir como desenvolver “outdoors espaciais” baseados em satélite.

Planos anteriores semelhantes, incluindo um esquema de “moonvertising”, fracassaram em grande parte devido ao custo, complexidade e obstáculos semelhantes.

Mas como a humanidade procura colonizar a Lua e além, podemos acreditar que vamos levar nossos outdoors conosco — eventualmente, de qualquer maneira.

Fonte: Axios

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