Pesquisa da Mastercard indica aumento nos pagamentos digitais e crescimento do e-commerce
A maneira que os consumidores compram está mudando. À medida que as restrições são impostas devido a Covid-19, os consumidores estão adotando novos hábitos de pagamento em um ritmo acelerado, de acordo com um estudo global da Mastercard realizado em 15 mercados, incluindo o Brasil. Os consumidores estão cada vez mais se afastando do dinheiro e optando por experiências de pagamentos digitais e por aproximação – e não pretendem voltar atrás. O comércio eletrônico também está vivenciando um aumento, de acordo com dados da Mastercard, com os consumidores comprando cada vez mais online. “A América Latina está na vanguarda da transformação digital. Os consumidores da região são altamente conectados e adotam rapidamente as novas tecnologias”, disse Ana Paula Lapa, vice-presidente de Produtos e Inovação na Mastercard Brasil e Cone sul. “Na Mastercard, nossa abordagem ao design de produtos sempre foi centrada no consumidor e prioritariamente digital. Estamos felizes em poder atender os consumidores onde estão hoje, totalmente prontos para o afastamento do dinheiro e a adoção de pagamentos digitais seguros para o longo prazo”.
A pesquisa descobriu que, à medida que os comportamentos de pagamento evoluem, duas tendências notáveis surgem:
· Na loja, um afastamento maciço e repentino do dinheiro: quase 7 em cada 10 consumidores dizem que a substituição do dinheiro pelos pagamentos digitais provavelmente será permanente, e quase metade dos consumidores planeja usar menos dinheiro, mesmo depois que a pandemia acabar. Na América Latina, desde o início da pandemia, dois terços dos entrevistados dizem que estão usando menos dinheiro ou então, não usando. 53% dos brasileiros e 41% dos mexicanos e colombianos dizem que planejam usar menos dinheiro. Quando perguntados sobre as mudanças que acreditam que tenham vindo para ficar, 85% dos colombianos, 69% dos mexicanos e 63% dos brasileiros citaram pagamentos por aproximação.
· Um aumento acentuado no comércio eletrônico: o comércio eletrônico é uma parte crescente dos negócios da Mastercard há muitos anos, mas, no primeiro trimestre de 2020, os pagamentos online superaram pela primeira vez os pagamentos nas lojas físicas, com 41% dos consumidores dizendo em geral que comprarão mais online nas próximas duas semanas, em comparação com as duas últimas semanas. Na América Latina, 54% dos colombianos, 52% dos brasileiros e 46% dos mexicanos pretendem comprar mais online.
Malware não deletável foi encontrado em dispositivos Android