Como um restaurante tradicional usou o design gráfico para se reinventar

Quando você se senta para comer no Tio Chilo’s Mexican Grill, em São Francisco, a proprietária Liz Vazquez quer que você se sinta como se estivesse sentado à mesa da cozinha de sua família. O restaurante é um lugar para ela compartilhar as tradições e sabores que fazem parte da história de sua família há gerações. Originalmente inaugurado pelos pais de Liz, Isidro (conhecido por todos como Tio Chilo) e Maria, o Tio Chilo’s está em sua segunda geração de propriedade familiar e em breve comemorará seu aniversário de 20 anos.

Mas dois anos difíceis da pandemia do COVID-19 colocaram em risco o futuro do amado restaurante. Buscando um novo começo e uma ajuda no caminho do restaurante para a recuperação, Liz entrou no concurso Make It Happen Business Makeover da AlphaGraphics no final de 2021. para inaugurar novos clientes – juntamente com uma visão mais brilhante sobre o futuro.

O Problema

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Como muitas pequenas empresas, a Tio Chilo’s foi duramente atingida pela pandemia. Eles foram inicialmente forçados a fechar devido a ordens de saúde pública e, após a reabertura, mal conseguiram sobreviver. “Isso nos afetou muito financeira e mentalmente”, lembra Liz. “Tivemos que cortar nosso horário comercial, pois tínhamos dias em que nenhuma pessoa entrava.” Liz credita a força e o apoio de sua comunidade – o distrito cultural Calle 24 Latino – em ajudá-la a permanecer nos negócios. Ela fez o seu melhor para retribuir, participando de eventos beneficentes onde ela dava centenas de burritos grátis para membros da comunidade, apesar das dificuldades que estava enfrentando. Mesmo fora da pandemia, o Tio Chilo’s vinha lutando para atrair novos clientes. Embora o restaurante sempre tenha tido seguidores leais na comunidade, eles não tinham como alcançar novos clientes – como os muitos turistas que freqüentam São Francisco e o Mission District em particular. O Tio Chilo’s não tinha um site ou presença online que pudesse atrair novos negócios, e a antiga vitrine não estava fazendo muito para chamar a atenção dos transeuntes. O toldo esfarrapado estava muito desbotado e a fachada da loja não apresentava uma impressão acolhedora. “Muitas pessoas não sabem que estamos aqui porque a vitrine parece muito escura”, disse Liz. 

A solução

Como o primeiro vencedor do concurso de transformação de negócios da AlphaGraphics, a Tio Chilo’s recebeu um pacote de US$ 25.000, incluindo design gráfico, impressão, sinalização, um site e suporte de marketing digital – tudo o que a empresa precisava para começar de novo. Assim que Liz recebeu a emocionante notícia em fevereiro de 2022 de que ela ganhou, a equipe AlphaGraphics rapidamente começou a trabalhar para que isso acontecesse para ela.  

Identidade da marca

A equipe primeiro abordou a marca do restaurante. Para preparar a Tio Chilo para um futuro promissor, eles se concentraram em criar uma marca inspirada no passado do negócio. Os designers incorporaram uma paleta de cores vivas evocando a vibrante terra natal da família de Jalisco, no México, bem como padrões que lembram as tradicionais bandeiras de papel mexicanas conhecidas como papel picado. A nova identidade visual do restaurante também celebra os personagens coloridos que foram centrais na história do Tio Chilo. Uma pimenta no novo logotipo é uma homenagem ao pai de Liz, o Tio Chilo original, conhecido por sempre carregar uma pimenta no bolso. A equipe também criou e instalou um impressionante mural personalizado de 32 pés com imagens da família junto com pontos de referência de São Francisco.  

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Sinalização e Materiais Impressos

Além de homenagear a história do restaurante, a equipe teve como objetivo dar ao Tio Chilo’s uma aparência mais convidativa para ajudar a empresa a cumprir seu objetivo de expandir sua base de clientes. Depois de redesenhar o logotipo em uma fonte mais ousada e mais legível, a equipe adicionou um slogan, “Entre”, para definir imediatamente um tom de boas-vindas. Um novo toldo e gráficos de janela foram instalados para chamar a atenção das pessoas na rua. Uma vez lá dentro, os gráficos de parede destacam algumas das ofertas exclusivas do restaurante, como suas famosas margaritas, e ajudam a criar uma experiência gastronômica memorável (e instagramável). Materiais impressos atualizados, como menus para refeições e para viagem, cartões de mesa, cartões de visita, adesivos, ímãs e uniformes de funcionários completaram a reforma e ajudaram a Tio Chilo’s a estabelecer uma marca forte e consistente.  

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Presença Oline

Enquanto o espaço do restaurante era um grande foco da reforma, o Tio Chilo’s também precisava estabelecer uma presença digital para aumentar sua base de clientes. Liz manteve seguidores ativos no Facebook e Instagram, mas sem um site, o restaurante tinha pouca visibilidade fora da comunidade local. A equipe da AlphaGraphics fez uma parceria com o Marketing 360® para criar um novo site, que foi otimizado para ajudar o Tio Chilo a aparecer nas buscas locais. Complementando o site, o Tio Chilo’s também receberá apoio na criação de postagens em blogs e conteúdo para redes sociais, além de publicidade digital para atingir um público mais amplo.

O Resultado

Juntamente com a equipe AlphaGraphics, Liz e sua família revelaram a reforma em um evento de revelação realizado em 15 de abril de 2022. noite para conferir a reforma, desfrutar de margaritas e provar algumas das comidas frescas e autênticas do Tio Chilo. Uma trupe de dançarinos astecas ajudou Tio Chilo a marcar a ocasião, realizando danças comemorativas em trajes tradicionais completos com elaborados cocares de penas. Ficou claro pela enorme participação do evento o quanto a comunidade ama o Tio Chilo’s e quer que Liz e sua família tenham sucesso. Mas daqui para frente, o restaurante também poderá apresentar aos novos hóspedes suas receitas tradicionais atemporais. Além de sua vitrine renovada e convidativa, o novo site da Tio Chilo e o suporte de marketing digital ajudarão a aumentar sua visibilidade online e atrair novos negócios de turistas e moradores de São Francisco. 

Esse texto foi enviado pela Equipe AlphaGraphics e foi publicado inicialmente na newsletter da marca no LinkedIn

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