Além de entender por que chatbots e por que agora, é importante saber como utilizá-los
Continuando a matéria de ontem, em que mostramos que não se pode deixar de ter ferramentas para conversas automatizadas para garantir que os negócios se expandam, vamos mostrar rapidamente os 6 níveis dessa estratégia, do mais simples ao mais avançado.
1. Autoresponder
Basicamente, significa usar uma ferramenta, como o Facebook Messenger, em que o usuário recebe o aviso de que a empresa recebeu a mensagem. Mesmo nesse nível tão básico, é importante acrescentar um recurso de captura para colocar o usuário em sua lista de assinantes, semelhante às listas de emails.
2. Estratégia de Notificação
Basicamente, significa usar uma ferramenta, como o Facebook Messenger, em que o usuário recebe o aviso de que a empresa recebeu a mensagem. Mesmo nesse nível tão básico, é importante acrescentar um recurso de captura para colocar o usuário em sua lista de assinantes, semelhante às listas de emails.
2. Estratégia de Notificação
Ainda uma estratégia muito básica, mas aqui você já diversifica os métodos de entrega. Pode usar até serviços de mensagens patrocinadas.
3. Estratégia de funil
Neste ponto, já há o acompanhamento automático de um email, por exemplo, para convencer alguém a comprar algo, dar o próximo passo ou fazer uma ligação com você.
4. Estratégia de funil contextual
Aqui, você inclui envolvimento contínuo. Pode ser um vídeo semanal do YouTube publicado ou um boletim informativo com o seu melhor conteúdo dessa semana. Talvez seja um podcast, artigo de blog ou vídeo. Algo que pode ser usado para agregar valor aos seus assinantes. Nesse nível também pode se integrar ao seu CRM ou a qualquer outro banco de dados que você tenha, para sincronizar as informações do assinante em todas as suas diferentes plataformas.
5. Estratégia de IA
A estratégia baseada em IA é um pouco mais avançada. Aqui, você tem todos os funis contextuais em execução. Você tem tráfego entrando. Você tem uma estratégia completa que ajuda a expandir seus negócios em marketing e vendas e, finalmente, ajuda a automatizar o suporte ao cliente, tarefas repetitivas e qualquer coisa na categoria de operações. O chatbot está conectado a uma plataforma de mecanismo de IA em que você seus bots do Facebook Messenger ou de qualquer outra plataforma de mensagens na qual você deseja criar um chatbot.
6. Omnichannel
No topo, no nível seis, temos o que chamamos de estratégia omnichannel composta por vários canais de comunicação diferentes. Pegamos tudo, desde a estratégia baseada em IA e combinamos com outros canais de comunicação. Sem dúvida, as mensagens de texto são a ferramenta mais poderosa porque a maioria das pessoas tem notificações ativadas para texto. Este é provavelmente o canal mais sensível para qualquer ser humano com um smartphone, porque ele vê todos os textos que recebe. Você pode combinar mensagens de texto com campanhas específicas em exibição.
Neste ponto, já há o acompanhamento automático de um email, por exemplo, para convencer alguém a comprar algo, dar o próximo passo ou fazer uma ligação com você.
4. Estratégia de funil contextual
Aqui, você inclui envolvimento contínuo. Pode ser um vídeo semanal do YouTube publicado ou um boletim informativo com o seu melhor conteúdo dessa semana. Talvez seja um podcast, artigo de blog ou vídeo. Algo que pode ser usado para agregar valor aos seus assinantes. Nesse nível também pode se integrar ao seu CRM ou a qualquer outro banco de dados que você tenha, para sincronizar as informações do assinante em todas as suas diferentes plataformas.
5. Estratégia de IA
A estratégia baseada em IA é um pouco mais avançada. Aqui, você tem todos os funis contextuais em execução. Você tem tráfego entrando. Você tem uma estratégia completa que ajuda a expandir seus negócios em marketing e vendas e, finalmente, ajuda a automatizar o suporte ao cliente, tarefas repetitivas e qualquer coisa na categoria de operações. O chatbot está conectado a uma plataforma de mecanismo de IA em que você seus bots do Facebook Messenger ou de qualquer outra plataforma de mensagens na qual você deseja criar um chatbot.
6. Omnichannel
No topo, no nível seis, temos o que chamamos de estratégia omnichannel composta por vários canais de comunicação diferentes. Pegamos tudo, desde a estratégia baseada em IA e combinamos com outros canais de comunicação. Sem dúvida, as mensagens de texto são a ferramenta mais poderosa porque a maioria das pessoas tem notificações ativadas para texto. Este é provavelmente o canal mais sensível para qualquer ser humano com um smartphone, porque ele vê todos os textos que recebe. Você pode combinar mensagens de texto com campanhas específicas em exibição.
Fonte: Social Media Examiner