O Dia do Consumidor, que acontece no dia 15 de março, celebra a importância de reconhecer os direitos e conquistas dos consumidores, promovendo a aproximação com os vendedores por meio de ações estratégicas. Uma pesquisa da Neotrust revelou que em 2023, a data impulsionou um movimento expressivo de R$ 618,7 bilhões no e-commerce. Nesse cenário, a Nubimetrics realizou uma análise dos produtos mais buscados online, antecipando as tendências que garantirão o sucesso para a ocasião.
Para quem quer antecipar os interesses do mercado consumidor e garantir o lucro, a dica é analisar os artigos mais buscados pelos consumidores em outras edições do evento. No ano passado, por exemplo, os tênis lideraram as pesquisas, mas em 2024, sapatos femininos, especialmente sandálias, devem dominar as preferências dos clientes, de acordo com a Nubimetrics Entre as oportunidades, os protetores de calçados surgem como uma aposta promissora e devem ter uma grande procura no marketplace, isso se deve a tendência já que vem crescendo as buscas pelo item, . A exemplo, as capas protetoras impermeáveis de silicone se destacam nas pesquisas feitas pelos consumidores na categoria.,
Outra categoria em alta no Dia do Consumidor é a de Beleza e Cuidados Pessoais, que tem sido impulsionada pela tendência do autocuidado. Destacam-se os vaporizadores faciais, em alta para tratamentos no rosto e cabelos, por exemplo. “Identificamos uma demanda significativa nessa área, com produtos relacionados ao cuidado facial e corporal sendo cada vez mais procurados. As preferências dos consumidores estão voltadas para itens que promovem bem-estar e autocuidado aliados a boas promoções“, afirma, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics no Brasil.
Os acessórios e produtos de cozinha se apresentam em seguida como outro nicho promissor. Apesar de ser uma data comercial relevante, muitos consumidores optam por adquirir itens menos essenciais, tendência que merece atenção. Os termômetros culinários são um dos exemplos, frequentemente buscados com palavras-chave genéricas, como “termômetro culinário” e “termômetro de cozinha”.
Por antecipar outra data muito importante no calendário comercial, que é a Páscoa, o Dia do Consumidor tende a auxiliar as pessoas a adiantar as compras durante o evento. As buscas por ovos de Páscoa crescem em março, impulsionadas por descontos e promoções. As barras de chocolate de 2 kg também são uma escolha versátil para os confeiteiros na produção de ovos e bombons, mirando nos pequenos e médios empreendedores e podendo proporcionar descontos em compras antecipadas.
“O Dia do Consumidor se firmou no calendário brasileiro entre as datas que privilegiam bons preços e vantagens no pagamento, isso se confirma em uma análise que fizemos na Nubimetrics, que demonstrou que categorias como Eletrodomésticos, Telefonia e Eletrônicos foram destaques nas buscas em 2023. Os brasileiros estão procurando por produtos com mais valor agregado e preços competitivos no mês de março”, explica Vital.