A crise que atinge o setor aéreo também afeta os programas de fidelidade – um negócio que movimentou R$ 7,7 bilhões em 2019. O acúmulo de pontos deve cair 30% no segundo trimestre, fazendo com que o volume de resgates supere o acúmulo de pontos. Além de as pessoas estarem voando bem menos, contribuem para a queda no acúmulo de pontos a redução nos gastos com cartões de crédito e a alta do dólar. Como a conversão das milhas é feita pelo dólar – US$ 1 para cada milha ou ponto -, a desvalorização cambial reduz a capacidade de acumulação. Sem poder voar, quem tem pontos a expirar tem aproveitado para trocar por serviços de assinatura de streaming ou produtos eletrônicos para casa, diz Moreira: – Em alguns programas, temos visto um movimento de resgate de produtos maior até do que na Black Friday. Já as companhias aéreas, diante da queda de 90% na oferta de voos por causa da pandemia, tentam manter os clientes fidelizados prorrogando a validade das categorias dos programas, devolvendo milhas para quem emitiu bilhete e fazendo promoções. O objetivo é manter o acúmulo, para que o cliente possa resgatar pontos no futuro. Fonte: O Globo
COVID-19: Uber lança nova opção de viagens para enviar artigos pessoais pelo aplicativo
Com o objetivo de colaborar com o distanciamento social no contexto da pandemia do coronavírus, e possibilitar uma opção complementar de ganhos para os motoristas parceiros, a Uber vai lançar no Brasil a categoria Uber Flash. A partir desta segunda-feira (11/5), os usuários poderão solicitar viagens Uber Flash para enviar itens e artigos pessoais para seus amigos e familiares sem sair de casa. Inicialmente, a categoria estará disponível em cinco regiões (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador), pelo mesmo preço do UberX. No Uber Flash, usuários podem solicitar a motoristas parceiros viagens para o transporte de objetos como pacotes, presentes, documentos e outros artigos pessoais, de porte médio ou pequeno, que possam ser acomodados com segurança no porta-malas do veículo. Para minimizar o contato físico, a recomendação é usar o chat do aplicativo para conversar com o motorista parceiro e fornecer mais orientações para o envio, se necessário. Não é permitido enviar itens de valor ou cujo transporte seja proibido por lei ou pelas regras da categoria. Antes de cada solicitação, as regras do Uber Flash serão exibidas no aplicativo para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.