Os principais recortes da pesquisa revelam mudanças no comportamento do público, como gastar menos tempo nas mídias sociais e mais confiança em sites editoriais e em anúncios vistos em ambientes editoriais do que em redes sociais; Ainda, anúncios nas mídias sociais são considerados mais intrusivos
A Outbrain, plataforma líder de recomendação para a open web, desenvolveu uma pesquisa em parceria com a empresa Savanta, agência de pesquisa de mercado, para entender o valor que as recomendações nativas trazem para publishers e anunciantes, avaliando a experiência de navegação dos usuários. As principais conclusões do estudo global, realizado de 2 de dezembro de 2021 a 4 de janeiro de 2022 com mais de 9 mil consumidores na Austrália, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, trazem dados como 21% dos consumidores globais planejam gastar menos tempo nas mídias sociais nos próximos seis meses, além de aumento da confiança dos usuários em sites editoriais e a afirmação de que os anúncios são mais confiáveis em ambientes editoriais da web do que nas mídias sociais.
Embora tenha sido realizado para avaliar o comportamento on-line, a confiança em conteúdo e as preferências dos usuários, o levantamento mapeou que cada vez mais pessoas se afastam da navegação irracional para uma experiência de navegação mais intencional e cheia de propósitos, tendência que vai de encontro a um dado revelado pelo Facebook recentemente: a queda de usuários ativos diários pela primeira vez em 18 anos de sua história.
“Na Outbrain, observamos há algum tempo que os consumidores confiam mais em conteúdo e recomendações vistos em sites editoriais e se afastam da navegação em conteúdo e recomendações gerados pelos usuários nas mídias sociais”, afirma Laura Assis, diretora de vendas da Outbrain no Brasil, ressaltando que a mudança no perfil dos usuários afeta diretamente a estratégia de marketing dos profissionais de marketing. “Com esses dados, os anunciantes devem adaptar e diversificar seus canais de marketing, incluindo a publicidade nativa em sites da open web, ambientes que os usuários preferem gastar seu tempo e são receptivos a recomendações”.
Menos tempo no social e mais confiança em sites editoriais
No estudo Outbrain-Savanta, 21% dos consumidores globais planejam gastar menos tempo nas mídias sociais nos próximos seis meses. Destes, 39% estão ficando completamente offline. Cerca de 33% estão trabalhando ou estudando e 36% estão visitando portais com conteúdo editorial, como sites de notícias nacionais e locais e sites de estilo de vida.
Outro dado aponta que o conteúdo online em sites editoriais (por exemplo, sites de notícias e estilo de vida) é percebido de forma mais positiva do que na mídia social. 75% dos consumidores confiam em conteúdo e recomendações vistos em um ambiente editorial enquanto 54% que confiam em conteúdo e recomendações gerados pelos usuários nas mídias sociais.Além disso, 76% dos tomadores de decisão dos lares são significativamente mais propensos a confiar no conteúdo e nas recomendações que veem em ambientes editoriais do que os não tomadores de decisão.
O levantamento revela que a confiança do usuário também se estende à publicidade: os anúncios são mais confiáveis em ambientes editoriais da web do que nas mídias sociais. 68% dos consumidores confiam em anúncios vistos em ambientes editoriais e 55%, na publicidade encontrada em sites com conteúdo gerado pelo usuário, como mídias sociais, blogs e comunidades on-line, sendo, esta última, menos confiável. Sete em cada dez consumidores veem anúncios nativos online com alguma frequência e a maioria confia neles.
Ainda, os anúncios nas mídias sociais são considerados o tipo de anúncio mais intrusivo, seguido por anúncios display e de paid search. Dessa maneira, a publicidade nativa, que tem a aparência e se assemelha a um conteúdo editorial, é considerada a forma menos intrusiva de publicidade.
Laura Assis afirma que as campanhas nativas na rede Outbrain superaram os anúncios sociais na qualidade dos leads gerados, engajamento e eficiência de custos para marcas líderes como Ferrero Rocher e Microsoft. “Os anúncios nativos se consolidam como alternativa e podem ser mais um ponto de contato da estratégia de marketing com esses consumidores, que poderão encontrar recomendações de conteúdo mais interessantes, mais confiáveis e genuínos em sites editoriais da web. Dessa forma, é seguro para as marcas anunciarem em portais de notícias, especialmente quando feito por meio de formatos nativos, que entendem o momento de consumo e os reais interesses dos usuários”, completa a diretora comercial da Outbrain.