Em função da elevada procura por cursos online por conta da quarentena decorrente da pandemia do coronavírus, a Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio de sua Diretoria Internacional e em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), lançou uma nova edição do curso online Gestão de Projetos Aplicada aos Setores Público e Privado da América Latina. Totalmente gratuito, o curso tem como objetivo a capacitação de profissionais para difusão de boas práticas de gerenciamento de projetos nas esferas pública e privada. Voltado para líderes, planejadores, controladores e executores de projetos, o conteúdo também está disponível para pessoas interessadas em aprofundar, durante o período de isolamento social, seus conhecimentos sobre o tema. Ao longo de 30 horas de curso, divididas em cinco módulos, os alunos terão acesso a ferramentas conceituais e técnicas de planejamento, programação, execução e controle de projetos. Ao final do curso, os usuários que concluírem 75% dos módulos poderão obter o Certificado de Participação, que é totalmente gratuito. Contudo, aqueles que tiverem atingido 100% de todos os módulos do curso e desejarem poderão solicitar o Certificado de Superação, que contém as logomarcas da FGV e do CAF e pode ser adicionado à conta do LinkedIn. O custo do Certificado de Superação é de 40 Euros (impostos incluídos). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no endereço: miriadax.net/es/web/gestao-de-
Terceirização da TI é fundamental para acelerar a transformação digital
Há alguns anos o mercado está discutindo a transformação digital – como fazer, por qual área começar e o que digitalizar. Um dos grandes temas dessa mudança é a necessidade de transformar não só a área de TI, mas também os processos corporativos e a gestão de pessoas, de forma a melhorar a experiência do usuário -interno ou externo -, desenvolver novas ofertas, entre outros benefícios. Só assim, será possível impactar positivamente os negócios, garantindo a competitividade da organização, afirma Paulo Torres, diretor de serviços da Logicalis na América Latina. Porém, um dos grandes passos para acelerar essa transformação pouco discutido pelas organizações, é a terceirização da TI. Contar com um parceiro que gerencie sua infraestrutura – seja ela de nuvem, redes, segurança, ou outras tecnologias – de forma a garantir o funcionamento da operação 24×7 oferece benefícios muitas vezes não mensurados pelas empresas, como a gestão de pessoas, por exemplo. O executivo enfatiza que, com a rápida evolução tecnológica, as organizações estão investindo cada vez mais em tecnologias disruptivas, como inteligência artificial e internet das coisas. Imagine contratar um especialista – ou uma equipe inteira – focado em cada umas dessas soluções. Além da questão financeira, há também a necessidade de motivar e reter esses talentos que, muitas vezes, se sentem desmotivados por falta de desafios. Quando a empresa opta por terceirizar uma parte da área de TI, consegue investir em pessoas com uma visão mais voltada ao negócio, que atuem diariamente visando a adoção de novas tecnologias de forma a viabilizar o desenvolvimento de projetos que possam contribuir com a inovação. Enquanto isso, as empresas de outsourcing de TI investem na contratação e formação de profissionais especializados em cada uma das tecnologias existentes, contando com mais capacidade técnica para oferecer aos clientes e de gestão para incentivar e desenvolver talentos. A terceirização, garante, também oferece escala e agilidade, uma vez que as empresas de outsourcing já possuem modelos programados e conhecem as melhores práticas do mercado.
Pesquisa: quarentena provoca mudanças em hábitos de consumo e volumes de audiência
Segundo uma pesquisa feita pela ComScore, empresa americana de análise da internet, o mercado de notícias registrou aumento geral de 11% no volume de visualizações desse tipo de conteúdo nos Estados Unidos, informa Márcio Jorge, Diretor de Inteligência da ZAHG. Na web, o levantamento revela que dentro de um universo de 40 sites de notícias americanos, o crescimento foi de 31% em relação a períodos anteriores. Somente em março, foi registrada uma evolução de 23% das visualizações na comparação entre a segunda e a primeira semana do mês. O consumo de notícias no Youtube também apresentou números exponenciais. De acordo com o “watch time”, principal métrica que avalia o tempo que o usuário passa assistindo a um vídeo na plataforma, desde o dia 14 de março, o crescimento nas visualizações foi de 316%. Quando o assunto é finanças, esse salto é de 573%, a contar do dia 10 de março.