Em agosto, a Microsoft Japão realizou um experimento, chamado de “Desafio de Escolha da Vida Profissional no Verão de 2019”, no qual foi testada a semana de trabalho de 4 dias para toda a sua força de trabalho. Cerca de 2300 funcionários receberam cinco sextas-feiras de folga, sem redução de salário e sem dias de folga das férias anuais.
O experimento foi um enorme sucesso, gerando aumento da produtividade de quase 40% e maior satisfação dos funcionários (92,1% dos funcionários relataram que gostaram da semana mais curta). “Trabalhe um pouco, descanse bem e aprenda muito. É necessário ter um ambiente que permita que você sinta seu objetivo na vida e tenha um impacto maior no trabalho. Quero que os funcionários pensem e experimentem como eles podem alcançar os mesmos resultados com 20% menos tempo de trabalho “, disse o presidente e CEO da Microsoft Japão, Takuya Hirano.
5 dicas para embarcar, de vez, na jornada da Transformação Digital
Até pouco tempo, afirma Ricardo Recchi, country manager da Genexus, as relações comerciais costumavam ser unilaterais, ou seja, um lado vendia e o outro comprava. Este cenário começou a mudar com os avanços tecnológicos, sobretudo, em função do maior acesso à internet e da proliferação dos smartphones, que reconfiguraram o comportamento dos consumidores, permitindo conexão e espaço para compartilhar experiências, negativas ou positivas, especialmente nas redes sociais. Esta nova dinâmica, alerta ele, proporcionou uma mudança profunda nas relações de consumo, que passaram a ser orientadas para o cliente. Ele lista cinco pontos que devem ser levados em consideração para a transformação digital das empresas.
2) Oriente seu negócio por dados.
3) Estabeleça um roadmap bimodal: em qual estágio da transformação digital seu negócio está e aonde você quer chegar.
4) Comece pela eficiência operacional alinhada à experiência do cliente.
5) Desenvolva novos modelos de negócios.
Dessa forma, observa, fica mais fácil entender que a transformação digital se trata de uma jornada a ser percorrida sob a ótica do consumidor.