Twitter para X: até onde um rebranding pode impactar o público?

O Twitter tem mais de 24 milhões de usuários apenas no Brasil, e 556 milhões ao redor do mundo, segundo estudo da We Are Social e da Meltwater

O site do pássaro azul teve milhões de comentários a seu respeito na última semana: o Twitter. A rede social foi fundada em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. E o novo CEO da plataforma desde 2022 é Elon Musk, que vem trazendo novidades e gerando polêmicas.

No dia 24 de julho, Elon Musk anunciou o rebranding que o Twitter passará. O conhecido pássaro azul dará espaço para um grande X branco em um fundo preto – o novo logo que já está na foto de perfil da conta de Musk. X será o novo nome do site. Visto que a plataforma tem milhões de usuários, uma grande transformação na imagem da rede social pode ser uma decisão arriscada. Segundo o relatório de fevereiro de 2023, produzido pela parceria entre a We Are Social e a Meltwater, o Twitter tem mais de 24 milhões de usuários apenas no Brasil, e 556 milhões ao redor do mundo.

Os motivos de modificar ou atualizar uma marca podem vir de vários fatores como: seguir o ritmo de seu público, ter uma nova comunicação ou reforçar o propósito da empresa, mas sem perder a sua essência ou tradicionalismo. Além disso, o rebranding serve para criar um novo universo, com novos significados e percepções com pouca ou nenhuma associação com o passado.

Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), em julho de 2023, passou por uma mudança em sua identidade visual. Essa estratégiada empresa foi pensada para reforçar o protagonismo e a liderança da rede educacional, apostando no diferencial como chave para o crescimento e sustentabilidade do negócio. Dessa forma, a intenção é realçar ainda mais os valores da sua marca.

De acordo com Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), a essência de um negócio tem a ver com seu posicionamento: “O processo de rebranding é um trabalho intelectual. É necessário entender a mentalidade de seu público e garantir uma presença visual. No Cebrac, fizemos um estudo para entender nosso público e criarmos uma comunicação alinhada entre nós profissionais e nossos clientes. De forma sutil, mudamos, mas nosso propósito continua o mesmo de proporcionar a transformação na vida das pessoas”, completa Ana Paula.

Inovar no mercado é importante com o crescimento de novos empreendimentos. Mas, ao mesmo tempo, atender ao que naturalmente agrada seu público é o que também pode fazer com que sua empresa continue tendo resultados satisfatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima