Caminhos para a transformação digital

Autor convidado: Diego Santos, gerente de tecnologia e inovação da Nextios

A busca pelo termo transformação digital no Brasil vem crescendo desde 2015, de acordo com o Google Trends, com picos entre junho de 2020 e maio de 2021. Qual o motivo para isso? A aceleração da implementação e uso de tecnologias causada pela pandemia. As empresas passaram a ter a obrigação de consumir mais rapidamente as tecnologias comuns, ao mesmo tempo em que precisam ficar de olho nas tecnologias que estão surgindo. Em outras palavras: precisam continuar evoluindo para se manterem competitivas no mercado.

Mas como a sua empresa pode fazer a transformação digital? Existe um caminho único? São várias as possibilidades. Deve-se ter em mente quais as prioridades do seu negócio e entender quais iniciativas serão mais significativas para impulsionar os investimentos em TI agora para preparar a organização para o amanhã. Porém neste movimento, que não fica restrito a uma única área da companhia, é importante ter o apoio do alto escalão. Essa ‘compra executiva’, a conscientização da relevância da digitalização, faz a diferença na transformação real. A ação não deve ser vista como um simples custo e sim como um investimento.
Estratégia, foco e estabelecer objetivos claros são pontos fundamentais deste processo. Você deve saber responder perguntas como:
• Por que eu quero me transformar?
• Onde eu quero chegar?
• Em qual velocidade eu quero me transformar?
• Qual experiência eu quero gerar para o meu cliente?
• Qual a minha estratégia de consumo das tecnologias em cloud?

Para a transformação digital ser efetiva, é preciso considerar três grandes pilares: pessoas, processos e tecnologia. As pessoas precisam ser preparadas para se conectarem cada vez mais com o tema e serem conscientizadas do seu papel neste cenário; como muitas mudanças serão necessárias, os processos devem ser adaptados (ou criados) para contemplar esse novo ambiente digital; e é necessário aplicar a tecnologia adequada para a necessidade de cada setor.

E quando a transformação digital acaba? Nunca! Ela não é uma fotografia, algo estático. É como uma filmagem, com múltiplas transições, sequenciais, paralelas, tudo junto e misturado. E nesse filme, para manter a vantagem competitiva no mercado, é necessário gerar, com agilidade, valor para o seu negócio.

Sobre o autor:
Diego Santos é gerente de tecnologia e inovação da Nextios, unidade de negócios corporativa do grupo Locaweb, dedicada a soluções de negócio e serviços gerenciados para nuvens públicas, privada e híbridas. Além de Ambassador Program da Amazon Web Services (AWS) no Brasil