Em 2020, houve uma alta de 265% nos golpes aplicados na Internet. Como se prevenir?

Muito comum atualmente, os golpes na internet vem prejudicando cada vez mais compradores e empreendedores

Segundos dados levantados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da SSP, em 2020 tivemos uma alta de 265% nos golpes aplicados na internet, abrangendo tanto empresas quanto consumidores. Entre os golpes mais aplicados atualmente, podemos destacar a clonagem do WhatsApp, fraudes via Pix, sites falsos e perfis fakes nas redes sociais. Todos eles com o mesmo objetivo: enganar consumidores e lojistas e consequentemente causar perdas de dinheiro e produtos.

Gustavo Salviano, CTO (Chief Technology Officer) da Locaweb, explica que ‘’o aumento nesses casos geram um medo cada vez maior tanto em quem está comprando quanto para quem está vendendo. Com o avanço do e-commerce, o fraudador passou a ver a internet como uma forma fácil de conseguir dinheiro. Por outro lado, contamos com técnicas de segurança que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e evitar esse tipo de situação’’.

Abaixo, algumas dicas do executivo:

1 – Senhas fortes: prefira combinação de números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos.
2 – Sites falsos: comprove a segurança dos sites, através de URL, histórico, reputação e selos de segurança.
3 – Nunca clique em links desconhecidos
4 – Utilize antivírus
5 – Mantenha seu computador atualizado
6 – Fique de olho nas suas redes sociais

É importante lembrar também que ao cair em um golpe na internet o primeiro passo que deve ser seguido é contatar as autoridades e registrar um boletim de ocorrência, que pode ser feito de forma online através do site oficial da Polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima