Se o tipo de resultados que aparecem em suas consultas de pesquisa do Google o intrigam, você pode realmente descobrir mais clicando nos três pontos ao lado de cada link.
O recurso ‘Sobre este resultado’ foi lançado no início de fevereiro e, agora, o Google está oferecendo mais contexto, revelando por que certos resultados estão sendo exibidos. Anteriormente, os usuários que expandiam um resultado antes de clicar na página da web poderiam descobrir um resumo do site, quando ele entrasse no índice do Google, e se ele está criptografado.
Em um anúncio publicado na semana passada, o Google disse que está adicionando uma nova seção ao painel, chamada “Sua pesquisa e este resultado”, para explicar seu lado da história: como seu algoritmo escolhe esses resultados para você.
Naturalmente, o conteúdo é exibido com base em se as palavras-chave de uma página correspondem à sua pesquisa, mas o Google também procura por termos relacionados que você pode não ter incluído na sua consulta. Por exemplo, se você pesquisar “como cozinhar peixe no forno”, o mecanismo de pesquisa também irá buscar na web páginas com termos relevantes, como “assar” e “receita”.
O Google afirma que também considera recomendar páginas vinculadas a outras páginas se elas contiverem palavras-chave correspondentes. “Também pode ser um indicador útil para saber se os criadores de conteúdo online tendem a considerar a página útil para esse tópico”, explica a gerente de produto do Google, Elizabeth Tucker.
Por fim, o Google também observa o quão relevante uma página pode ser localmente, por exemplo, se o conteúdo usa seu idioma nativo ou é específico para seu país e localização. Ele descobre que isso seria útil para usuários que precisam descobrir detalhes variados de localização, como “onde posso ser vacinado?”
Fonte: DesignTaxi