O mercado de devs ainda é predominantemente masculino, mas o cenário vem mudando; a visão de parceiros da LocawebPRO

O mercado tecnológico é dominado por homens. De acordo com o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), realizado pelo IBGE em 2018, apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres, sendo que a mesma pesquisa indica que as mulheres compõem 51,8% da população brasileira. A Locaweb PRO, unidade de negócios dedicada às agências digitais e desenvolvedores, conta com diversas parceiras desenvolvedoras e donas de agência que contaram um pouco de suas histórias.

Para Taís Pereira, dona da agência TP Criativa, apesar das dificuldades, ela continua na área por ser apaixonada pelo universo tecnológico. “Criar um site e ver a mágica acontecer, criar uma loja virtual e ver o cliente realizado com as vendas acontecendo. Eu amo tudo isso.” Uma das dificuldades que encontra, compartilhada por mulheres nas mais variadas áreas de atuação, é a necessidade de conciliar o exercício profissional à cuidar da casa e dos filhos. De acordo com dados do relatório anual da Workana, publicado em 2020, 48,3% das mulheres CLTs estão cuidando dos filhos, enquanto apenas 11,1% dos homens afirmam o mesmo. Taís escolheu a Locaweb PRO como parceira por “ter ferramentas integradas que se complementam para ajudar o novo empreendedor a crescer no mercado”.

Para Carol Tafuri, dona da agência Colecta Digital, “a mulher precisa comprovar o tempo todo que é muito mais capaz. Hoje atendo muitas mulheres empreendedoras e o cenário é sempre o mesmo, a exaustão entre lidar com profissional e pessoal que foram atribuídas somente por nascerem mulheres”. Cliente da Locaweb desde 2006, Carol, que trabalha com tecnologia desde 1998, aconselha a nova geração de mulheres: “Aprendam a falar não e sigam em frente, se tiverem medo, vão com medo mesmo”.

O preconceito é, em muitos casos, velado. Mas existe. “As empresas precisam enxergar a profissional e não a mulher. Já foi provado que homens e mulheres podem ter as mesmas oportunidades, não é o gênero que diz quem é melhor e sim o meu preparo,” desabafa Rosângela Barros, desenvolvedora da agência Plena Arte.

De acordo com o Censo Agências 2021, realizado pela Operand em parceria com a Locaweb PRO, que entrevistou mais de 1.100 gestores de agências digitais em 2020, uma das três ações mais eficazes para obter novos clientes é ter boas parcerias estratégicas. Para Raquel Bezerra, analista de marketing da Locaweb PRO, “nós queremos atrair o máximo dessas talentosíssimas profissionais como nossas parceiras e colaboradoras. Quanto mais plural for a nossa visão de mundo, melhor o produto entregue para o cliente final”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima