· Levantamento da TIM mostra que, na visão dos entrevistados, as principais ações que deveriam ser feitas para atrair mais pessoas ao movimento são transporte público gratuito e programa de conscientização da população
· Ônibus é o transporte mais utilizado pelos brasileiros é será a principal escolha de veículo no Dia Mundial Sem Carro, além de andar a pé e de bicicleta
O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. No Brasil, apesar da data já estar no calendário há 20 anos no país, é desconhecida para 46% dos brasileiros. Isso é o que mostra a pesquisa inédita promovida pela TIM junto a clientes pré-pagos sobre a percepção das pessoas a respeito da mobilidade urbana. Através da plataforma TIM Ads, que recompensa usuários com bônus de dados, 85 mil pessoas deixaram suas respostas.
Mesmo com a falta de conhecimento sobre o Dia Mundial Sem Carro por uma parcela da população, 37% dos respondentes disseram que vão aderir ao movimento, deixando o automóvel ou motocicleta na garagem. Já 8% responderam que vão utilizar algum veículo porque não podem ficar sem ele. Para os entrevistados, algumas medidas podem ser tomadas para atrair mais pessoas para a data, como a gratuidade no transporte público (21%), campanhas de educação e conscientização (20%), tornar feriado o Dia Mundial Sem Carro (13%) e incentivos ao uso de carona por parte das empresas (10%).
O levantamento mostrou também quais são os principais ganhos, na percepção dos entrevistados, em ter menos veículos nas ruas. Diminuição da poluição na atmosfera (24%), maior mobilidade urbana ou menos trânsito (12%), menos poluição sonora (12%), pessoas mais saudáveis (12%), conscientização de que é possível ficar sem carro e moto (10%) e economia de dinheiro (9%) foram as opções mais lembradas.
Meios de transporte mais utilizados
Por fim, a pesquisa questionou os entrevistados sobre qual será o meio de transporte mais utilizado no Dia Mundial Sem Carro. Ônibus (18%), andar a pé (12%), bicicleta (11%) e trem (5%) lideram a preferência, seguidos de táxi ou carro de aplicativos, carro, motocicleta, carona e carro compartilhado, todos empatados com 4% cada. As opções “nenhum” (16%), “não vou sair de casa” (9%) e “outros” (6%) completam o levantamento, que foi realizado entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, com participantes acima de 24 anos.