Autor convidado: Joe Pulizzi
Uma pergunta que estamos começando a ouvir muito quando se trata de tokens sociais é por que os profissionais de marketing deveriam se preocupar com isso? Antes de ir em frente, portanto, vamos falar sobre o que são tokens sociais.
O que são tokens sociais
Você pode ter ouvido vários outros termos sendo jogados por aí –- social token, creator coin, community tokens -– todos eles significam a mesma coisa. Esses termos são basicamente intercambiáveis e as pessoas podem escolher qual termo lhes convém. Para o restante deste artigo, no entanto, vamos ficar com o token social para facilitar a compreensão.
Um token social é, em sua essência, uma economia separada e independente baseada na propriedade digital. Um criador, digamos Jane Doe, criaria um token com o nome dela ou de sua marca, @JaneDoe. Seu público poderia adquirir esses tokens @JaneDoe, seja recebendo alguns como recompensa pelo engajamento ou outras ações realizadas em qualquer uma das plataformas de Jane Doe ou comprando alguns diretamente de Jane Doe.
Por exemplo, a jogadora e streamer Alliestrasza lançou uma desas primeiras omoedas. Ela disse às pessoas que, se tivessem uma certa quantia de sua moeda $ALLIE, teriam acesso a um grupo Discord exclusivo que lhes permitiria se comunicar com ela e ter acesso a ela a qualquer momento.
Quando um criador em qualquer plataforma cria seu token, ele está no mundo do blockchain. Geralmente, a maioria dos tokens sociais usa o blockchain Ethereum. E uma vez que eles criam seu token, cabe ao criador decidir qual será seu valor.
É importante observar que as pessoas que adquirem esses tokens sociais não estão realmente recebendo dinheiro. Não é como o mercado de ações, onde você pode comprar uma ação e receber um certificado mostrando a propriedade dessas ações. Você não recebe tokens ou moedas físicas pelo correio ou algo assim.
Você precisa começar com uma carteira digital de algum tipo para comprar qualquer tipo de moeda. Algumas moedas você pode comprar através de sua própria carteira MetaMask. Você pode comprar diferentes tipos de moedas em uma bolsa, como uma base de moedas. Depois de ter sua carteira digital, você pode comprar ou adquirir algumas das diferentes moedas que estariam disponíveis com essa carteira.
Em troca, as pessoas estão recebendo um registro digital de sua moeda pessoal em suas carteiras. Eles podem usar essa moeda digital em sua economia pessoal da maneira que as criou para funcionar. Vamos falar um pouco sobre o que é possível com tokens sociais mais adiante neste artigo, mas pense em termos de financiamento ou acesso a serviços ou até produtos.
Por que as empresas devem estar atentas aos tokens sociais
Agora que você entende o que são tokens sociais, vamos falar sobre por que eles são importantes para os profissionais de marketing. Você não poderia simplesmente criar um site de associação ou um grupo de associação e continuar construindo suas comunidades usando modelos de assinatura?
A coisa realmente interessante sobre um token social é que ele não está apenas pagando por uma vaga em uma associação, como tantas outras assinaturas. Em vez disso, está valendo a pena possuir um pedaço da comunidade que compartilha dessa economia social individual.
E essa é uma distinção importante a ser feita porque, a partir de agora, quando alguém compra uma assinatura, não está comprando nada tangível. Eles não podem transferir essa associação para outra pessoa e, em muitos casos, não podem compartilhar essa associação com mais ninguém. Mas com um token, eles podem fazer o que quiserem porque têm algo que, mesmo em sua forma digital, ainda é tangível. Essa peça é deles para fazerem o que quiserem, incluindo dar a alguém ou vendê-la.
No entanto, como proprietário desse token, as pessoas investem mais nessa comunidade ou nessa associação. Eles se tornam parte de um coletivo que administra essa associação, em vez de apenas um membro passivo do público. Eles querem ver isso ser compartilhado. Eles querem vê-lo crescer e querem ver você ter sucesso porque seu sucesso é literalmente o sucesso deles.
O que os tokens sociais tornam possível para o seu negócio
Em primeiro lugar, as moedas são excelentes ímãs digitais. Se você criou um token social ou está pensando em criar um, poder oferecer ao seu público 5 ou 10 tokens para se inscrever em seu boletim informativo é uma maneira poderosa de aumentar sua lista de e-mail e aumentar o número de pessoas em sua moeda.
Também houve casos em que as pessoas criam as moedas como forma de vender seu valor em troca de fundos. Por exemplo, eles usarão o dinheiro arrecadado com a venda de suas moedas pessoais para financiar uma viagem à Europa, prometendo 10% de seu valor futuro total.
Uma das maneiras mais fascinantes de usar tokens sociais é através da criação de comunidades e bases de fãs vendendo acesso. Isso pode ser o acesso ao conteúdo, ao criador ou até mesmo a uma comunidade.
Por exemplo, com o The Tilt, quando alguém se inscreve, recebe $5 em moeda $TILT. Se eles indicarem alguém, eles recebem mais $ 5 em moeda $ TILT. Eles também têm acesso ao canal Discord da empresa. É aqui que eles ativam sua moeda Tilt nos diferentes níveis de participaçao.
Você também pode usar tokens sociais para criar um programa de recompensas para sua comunidade, oferecendo incentivos para várias atividades em sua comunidade.
E, finalmente, você pode usar tokens para vender patrocínios para alguns de seus conteúdos, como um podcast ou patrocínio de boletim informativo.
Todos os tokens sociais são configurados com algumas regras, como um contrato inteligente; por exemplo, a moeda $TILT lançada na rede Rally com o entendimento de que nunca haveria mais de 210.000 moedas. Então, quando eles lançaram cerca de 90.000 moedas, eles sabiam que tinham outras 120.000 moedas que ainda poderiam ser criadas quando houvesse demanda por elas.
À medida que a demanda pelas moedas aumenta, ou seja, à medida que as pessoas continuam a adquirir ou comprar as moedas, seu valor também aumenta. À medida que as pessoas negociam ou vendem essas moedas, o valor dessas moedas diminuirá.
Fatores-chave a serem considerados ao criar tokens sociais
Uma das primeiras coisas que os profissionais de marketing devem ter em mente quando começam a tentar criar seus próprios tokens sociais é que eles precisam pensar a longo prazo. Os tokens sociais estão vinculados ao seu nome ou marca enquanto estiverem em circulação. Torna-se uma parte do seu legado, o que significa que sua reputação está em jogo.
Mais do que tudo, os tokens sociais ajudam a personificar a economia da confiança. As pessoas precisam confiar em seu nome e em sua marca, porque se não puderem confiar que você cumprirá sua parte no acordo quando se trata de comprar sua associação, elas não comprarão sua fichas.
A segunda coisa a ter em mente é observar o roteiro e seu modelo de negócios e como o token se encaixa nele. Muitos profissionais de marketing decidem se envolver na criação de moedas sociais e o problema de se envolver é que isso passa para o outro lado.
A criação de tokens sociais não é algo com o qual você possa se envolver ter sucesso se não se envolver. Requer a revisão de muitos dos seus sistemas para integrar totalmente esses tokens sociais, o que você não pode fazer apenas pela metade. Você tem que olhar tudo.
Por exemplo, se você tivesse um token social e dissesse ao seu público que eles podem usar esses tokens para comprar produtos e serviços, os tokens devem estar disponíveis para compra e integrados. E isso requer um pouco de premeditação e planejamento.
Muitas grandes empresas podem estar mudando seus programas de recompensas para programas tokenizados no próximo ano. Por exemplo, em vez de ter as vantagens da Target, seja qual for o programa de recompensas da Target, as pessoas poderão obter tokens da Target. Eles seriam capazes de usar e negociar esses tokens para comprar mais produtos ou serviços ou realmente negociá-los completamente.
2022 será um grande ano para muitas grandes marcas entrarem no jogo de tokens e começarem a construir esses programas. E isso pode acontecer muito mais rápido do que qualquer um está prevendo.
Criptomoedas estão crescendo muito mais rápido do que qualquer um realmente pensava que iria, e ainda nem é tão antiga. Há algo com a propriedade de uma comunidade que torna as pessoas muito mais envolvidas e engajadas com a comunidade; portanto, eles estão apostando no aspecto de propriedade. Organizações autônomas descentralizadas, que funcionam com tokens, vão substituir muitas das comunidades online que vemos hoje.
Eventualmente, como acontece com qualquer coisa nas mídias sociais e tecnologia, à medida que essas tecnologias continuam a evoluir e crescer, elas se tornarão mais acessíveis a mais pessoas. A barreira para entrar será reduzida e ficará mais fácil para as pessoas passarem pelo processo de criação de seus próprios tokens. E eles vão fazer isso enquanto ainda estão construindo sua presença no YouTube e em outros canais.
Joe Pulizzi é autor de Content Inc. e fundador do The Tilt, um site de mídia focado em ajudar criadores de conteúdo a se tornarem empreendedores de conteúdo. Ele também é o fundador do Content Marketing Institute e do Content Marketing World. Ele hospeda o Content Inc. Podcast e co-apresenta o podcast This Old Marketing. Conecte-se com Joe no Twitter em @joepulizzi.