Inteligência emocional no mundo corporativo

Estamos vivendo em um mundo corporativo cheio de exigências e competitividade e cada vez nos vemos mais atarefados e acumulando responsabilidades. Essa pressão do dia a dia nos leva a ter dificuldades para administrar o tempo e consequentemente levam ao estresse e descontrole emocional. Por essa razão saber lidar com essas emoções pode tornar nossa relação com o trabalho mais saudável e estável.
Mas afinal de contas o que é inteligência emocional? Entende-se por inteligência emocional a capacidade de reconhecer, aceitar e gerenciar as emoções. É a capacidade de o indivíduo utilizar de maneira inteligente e eficiente suas emoções, ou seja, fazer intencionalmente com que as emoções trabalhem a seu favor. Ao conquistar a capacidade de controlar as emoções obtemos resultados satisfatórios tanto em nossa vida pessoal quanto na vida profissional.
A inteligência emocional está relacionada com o autoconhecimento e autogestão, ou seja, conhecer a si mesmo e ser capaz de se corrigir quando necessário. Adquirir essa competência não é uma tarefa simples e exige muita reflexão: quais são meus valores e objetivos? O me motiva e me satisfaz no trabalho? O que limita ou expande minha carreira? Minha vida pessoal impacta em minha vida profissional?
Algumas emoções são recorrentes em nosso dia a dia, principalmente no trabalho onde passamos muitas horas do nosso dia, por isso, é inevitável que expressemos algumas emoções. Não é necessário sufocá-las ou reprimi-las, entretanto é necessário refletir no quanto nossas emoções e atitudes impactam em nossas relações no trabalho. As emoções mais recorrentes no mundo corporativo são:
Emoções negativas: as emoções negativas não devem comandar suas atitudes e influenciar seus julgamentos, antes elas devem ser controladas para que não ultrapassem limites.
Pressão: todos nós enfrentamos momentos estressantes, mas saber como lidar com essas situações será a diferença entre ser assertivo ou reativo. Ser assertivo significa ter a capacidade de procurar soluções práticas e equilibradas. Ser reativo significa que as emoções estão no controle e que as decisões irão depender delas.
Interpretar as emoções do outro: perceber as expressões físicas, emocionais e verbais utilizadas na comunicação. Realizar a leitura do comportamento do outro e interpretar possíveis pistas emocionais.
Expressar emoções difíceis: estabelecer limites claros para que as pessoas compreendam seu posicionamento, sem deixar com que as emoções como raiva, tristeza, frustração ou angústia prevaleçam na comunicação.

Deixe um comentário

Rolar para cima