Nova tecnologia desenvolvida pela Fundamento tem aplicação personalizada em diversos segmentos da comunicação corporativa
Produzir conteúdo audiovisual para diversos canais, incluindo redes sociais, costuma ser uma tarefa demorada para muitas empresas. Com o objetivo de facilitar esse processo, a Fundamento Grupo de Comunicação, agência com mais de 30 anos de atuação na área de relações públicas, lança um novo serviço que transforma dados recorrentes em vídeos personalizados.
Por meio de templates dinâmicos criados por Inteligência Artificial (IA), a solução visa automatizar e gerar escala na comunicação corporativa com o desenvolvimento de conteúdos para os diferentes stakeholders de uma organização. A partir da análise de dados, a tecnologia produz animações com gráficos, mensagens customizadas e visual atrativo em formato audiovisual.
“Entendemos primeiro qual o objetivo da empresa com o seu público e qual a fonte de informações, que pode ser desde um ERP ou API até planilhas atualizadas regularmente. Com a definição das variáveis direcionada para valorizar a relevância da mensagem, fazemos a automação da criação do conteúdo. O vídeo ainda pode ser distribuído diretamente por e-mail, plataformas internas, mídias sociais e aplicativos de mensagem”, explica Lucas Spinardi, especialista da Fundamento Studio.
Segundo Marta Dourado, CEO da agência, o serviço possibilita diversas aplicações. “Na área financeira, por exemplo, é capaz de apoiar o reporte de resultados para investidores. No agronegócio, os vídeos informam os produtores sobre a previsão do clima e a cotação de insumos. A solução também é voltada para a comunicação interna, seja em dinâmicas de onbording ou acompanhamento de vendas”, informa Marta.
A tecnologia foi desenvolvida pela Fundamento Studio, unidade da agência especializada em produções audiovisuais. O objetivo foi disponibilizar uma solução estratégica, escalável e de maior engajamento para as empresas, eliminando processos manuais caros, complexos e demorados.
“Dessa forma, a empresa consegue dialogar com cada stakeholder como se fosse único e, ao mesmo tempo, usar a tecnologia para massificar essa operação. Considerando que o vídeo é atualmente o formato de conteúdo mais consumido, isso agrega bastante valor à comunicação das companhias e libera tempo das equipes”, complementa a executiva.