#1: Faça sua audiência agir
#2: Faça festa no Facebook
Mamavation é um website que dá cursos de bem estar e nutrição natural, além de divulgar alimentos e produtos não-transgênicos. Eles obtém um alto engajamento e usam videos, posts e imagens para educar sua audiência em relação a alimentação orgânica. A empresa recentemente promoveu uma “festa no Facebook” que oferecia brindes e descontos para quem se engajasse com os posts.
#3: Mostre personalidade
Through a Dog’s Ear é uma pequena empresa com 7 anos de existência que faz música para acalmar cães ansiosos. Sua página no Facebook é repleta de fotos pessoais da fundadora e seus cães.
Observe, no post acima que a empresa tagueou a Wells Fargo, e a Wells Fargo por sua vez “curtiu” a imagem. Você também pode usar tagueamento e hashtags para dar mais visibilidade aos seus posts.
#4: Use humor
Cool Mom Picks é um website que faz curadoria de presentes, equipamentos, tech e recursos para mães. Eles têm grandes vídeos de tutoriais e postam descobertas interessantes em blogs. Eles também usar humor e mostram personalidade em seus posts.
Posts puramente de texto não morreram e ainda podem gerar muito engajamento. Não tema ir um pouco mais fundo no humor se isso fizer sentido com sua marca.
#5: Divirta-se
Se você escreve e usa o Facebook para postar seus trabalhos, de vez em quando, pense em usar a rede da maneira para o qual foi criada inicialmente: um site social onde você deixa as peossas saberem o que você está fazendo. A escritora Erica Spindler realiza um excelente trabalho ao fazer seus posts pessoais e divertidos. Compartilhe coisas que você acha engraçado ou acredita ser importante para as pessoas que você conhece.
#6: Responda
Adquira o hábito de responder a comentários rapidamente, como Erica fez no post abaixo. Quando você faz isso regularmente, obtém mais engajamento com seus posts.
#7: Crie um evento no Facebook
Embora bibliotecas não sejam necessariamente pequenos negócios, muitas lutam por engajamento e conexões. A Lawrence Public Library usa humor e também eventos no Facebook. Eles usam coisas como “Thowback Thusday” e memes de gatos para aproveitar trends divertidos.
Se você foi convidado para eventos do Facebook, compartilhe-os e faça postagens na página do evento para obter mais visibilidade e incentivar as pessoas a junta-se a você.
Peça para seus fãs postarem imagens em sua página para obter mais engajamento. Quando as pessoas compartilham suas paixões, eles tornam-se mais conectadas com sua marca.
#8: Post em sua página e também no perfil
David Newman, do Do It Marketing, usa sua página no Facebook e o seu perfil pessoal para divulgar seu negócio, que ajuda palestrantes a obter mais oportunidades. Ele está conectado com muitos palestrantes pessoalmente, por isso faz sentido que ele busque obter mais tração, postando sobre seu negócio em seu perfil pessoal. Se você ocasionalmente compartilhar posts da página de sua empresa em seu perfil, você pode estender o alcance.
David oferece um documento chamado Speaker Booking Machine e usa sua imagem de capa como vitrine, incluindo um botão para fazer o download.
Abaixo, um post em seu perfil pessoal, com um ponto de vista diferente. Ele sugere que as pessoas deixem um comentário se quiserem receber o documento. Isso gerou muitos comentários (“social proof”) e mais visibilidade para esse post.
Esse post gerou 550 downloads, 120 inscrições para um webinar and 33 inscrições para um programa de 777 dólares – tudo isso sem gastar nada em anúncios no Facedbook.
#9: Invista em videos
Videos funcionam bem no Facebook e a Learn Cake Decorating Online usa-os eficientemente em sua página. Eles publicam um video principal e também videos mais curtos que obtêm muitas visualizações e engajamento.
A empresa também usa o aplicativo 22Social para oferecer um curso grátis e assim construir uma lista de emails. Daí, oferece uma assinatura do serviço para quem se inscrever no curso.
#10: Ofereça conteúdo local valioso
Imobiliárias muitas vezes pensam no Facebook como um desafio quase intransponível. Postar imagens de casas é interessante, mas a Realty Austin oferece outros conteúdos valiosos – e localizados. Eles criaram um guia de onde encontrar bluebonnets, uma flor azul do Texas, em Austin. Esse conteúdo oferece um serviço para clientes potenciais que vai além dos imóveis.
Criar conteúdo leva tempo, mas pode ser um poderoso motor de consciência de marca e novos clientes. A Realty Austin vai um passo além do seu website e fala para as pessoas postarem diretamente para sua página no Facebook, caso tenham algo interessante. Isso dá aos visitantes do website uma razão para conferirem a sua página no Facebook.
#11: Mostre o que está por trás dos bastidores
Usar um tom pessoal no Facebook é uma grande tática, mas da mesma maneira é dar à sua comunidade a oportunidade de uma espiada em algo que ninguém mais pode ver. A banda de música céltica Barra MacNeils literalmente leva as pessoas para trás dos bastidores durante seus shows.
Conclusão
A maior parte desses exemplos ilustram o que está funcionando para pequenos negócios no Facebook. De acordo com Andrea, o segredo está em focar sua energia no feed de notícias. E, se estiver encontrando problemas, considere impulsionar os posts que são mais envolventes.
Resumindo…
- Use conteúdo visual, incluindo boas imagens e videos interessantes
- Adicione um toque pessoal, o que pode ajudar a diferenciar você de outros pequenos negócios
- Incorpore humor e divirta-se – isso sempre gera engajamento