Eu estava.
Como sei disso? Em primeiro lugar, o Facebook revelou que houve uma invasão aos seus servidores cerca de duas semanas atrás.
Na ocasião, falou-se em 50 milhões de contas invadidas. De lá para cá, o número caiu – foi em torno de 30 milhões, o que não refresca nada para quem, como eu, foi uma das vítimas.
E sim, tenho certeza que estou entre elas. Eu me loguei e fui no Facebook Help Center que a rede social disponibilizou para os usuários. Depois, rolei a página até a seção “Is my Facebook account impacted by this security issue?” e. tcham! Dizia lá “Yes”.
Dizia também exatamente a que os hackers tiveram acesso, que incluía praticamente todos os dados pessoais, até mesmo email primário, e também dados comportamentais, mas não senhas ou dados de cartão de crédito e de pagamento
O Help Center também mostra o tipo de coisas que os hackers podem fazer com os dados. É possível, por exemplo, experimentar um aumento de spam por telefone, email e mensagens de texto.
Inclusive para tentar fazer com que você caia em algum golpe. Semana passada, por exemplo, eu recebi um email de um importante executivo do do Hang Seng Bank que tenho certeza se encaixa nisso. Chequei no Google e existe alguém importante com o nome do remetente, mas o fato de ele estar tentando fazer negócio comigo é bastante suspeito. Pelo sim, pelo não, não respondi.
O TechCrunch publicou um artigo bem esclarecedor sobre o que se pode fazer no caso de ter sido hackeado. E você pode acessar o Privacy Team do Facebook.