58ª Ediçao da Feira do Livro de Porto Alegre

0
7



 


Começa nesta sexta-feira (26/10) a Feira do Livro de Porto Alegre, um evento organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e que chega a sua 58ª edição em 2012. Inaugurada em 1955, a Feira do Livro de Porto Alegre é considerada uma das mais antigas do País, além de ser o maior evento do gênero a céu aberto em toda América Latina. O evento já recebeu, inclusive, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural da República


O evento que tradicionalmente é realizado na Praça da Alfândega, no Centro da capital gaúcha, terá 17 temas, um para cada dia, de 26 de outubro a 11 de novembro. Diariamente, está prevista pelo menos uma atividade temática dentro da programação. A Feira é dividida em três áreas: a Área Geral, que está localizada na Praça da Alfândega e na Rua dos Andradas, a Área Internacional, situada na Avenida Sepúlveda, e a Área Infantil e Juvenil, instalada no Cais do Porto.


Durante 17 dias do evento, a Praça da Alfândega abrigará as bancas de editoras, distribuidores e livrarias. Já o Cais do Porto, outro ponto importante do centro histórico da capital gaúcha, comportará expositores e a programação da Área Infantil e Juvenil. Em prédios no entorno da Praça, serão sediadas mesas-redondas, oficinas e apresentações artísticas da programação adulta, totalizando mais de 300 atividades.


Todos os anos centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros mediadores da leitura participam da Feira, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. As sessões de autógrafos são um dos pontos altos da Feira.


Entre os autores internacionais, destacam-se pelo menos três: o espanhol J.J Benítez, autor da série “Operação Cavalo de Troia”, o americano Jeffery Deaver, autor de “O Colecionador de Ossos”, e o moçambicano Mia Couto, que participa, no dia 11 de novembro, de um bate-papo com Jane Tutikian, Ruy Carlos Ostermann, Donaldo Schüler e Bia Corrêa do Lago.  


A presença de autores nacionais também é marcante, com a presença de nomes como Içami Tiba, Marina Colasanti, Mario Prata, Eduardo Moreira, Lira Neto, Affonso Romano de Sant´Anna e Mirian Goldenberg.


No total, 640 autores internacionais, nacionais e gaúchos passarão pelo evento. A programação adulta contará com cerca de 20 participantes internacionais, 54 nacionais e 520 gaúchos. Ainda haverá atrações voltadas aos públicos infantil e juvenil, com destaque para Ilan Brenman, a equatoriana Susana Cordeiro de Espinosa, Altair Martins, Cláudio Levitan, Júnior Maicá (editor do site humorístico gaúcho O Bairrista), e o cartunista Santiago.


O evento será aberto oficialmente às 19h do dia 26 de outubro no armazém B do Cais do Porto, também no Centro. A expectativa de público gira em torno de 100 mil visitantes por dia, ou seja, 1,7 milhão de pessoas, um número que supera até mesmo a população de Porto Alegre, o que confirma a força do evento.


Mais informações, visite: www.feiradolivro-poa.com.br

Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Previous articleConfiança extrema
Next articleLonge do fim