A Hierarquia da Otimização – 1a. parte

(Artigo escrito por David Baker, para o Email
Insider – a segunda parte será publicada meu outro blog, Programas de fidelidade)

Como Abraham Lincoln disse, “Eu ando devagar,
mas não ando para trás”. Fizemos incríveis avanços na automação do email e
do marketing em relação ao nosso pensamento estratégico, a avanços tecnológicos
e à forma como reunimos tecnologias díspares para resolver problemas – mas será
que as organizações seguiram esse caminho? Olhando para trás através dos anos,
eu descubro que existe um progresso natural em como as pessoas usam emails e a
relativa complexidade de implementar idéias, além da relação custos/riscos e o
ROI dessas atividades. 

Eu tenho usado esta escala crescente durante anos
para ilustrar onde uma empresa está atualmente e o que espera atingir de forma
a não ficarmos perdidos em alguma meta de crescimento de alto nível associada à
expressão ‘criar diálogos 1:1’ muito difícil de alcançar. A hierarquia de
otimização é melhor ilustrada pelas áreas seguintes, começando pela base e
migrando para cima com níveis crescentes de investimento para otimizar e
potencialmente retornos mais altos das atividades.

1.      
Aquisição:  Crescimento da lista
histórica, pontos de contato com o cliente, controle da idade da lista e
atividades de cruzamento de listas geralmente preenchem esta area de
otimização, todas associadas com um entendimento melhor do valor de um novo
lead/cliente e como
interagir no front-end do funil. 

2.      
Entregabilidade: Todos os elementos básicos
que fazemos no dia a dia: análise de domínio, relações com os provedores,
higiene da lista.  Com o amadurecimento das listas que ocorre hoje e as
crescentes discrepancies das práticas dos provedores, isso tem se tornado cada
vez mais uma area crítica sobre a qual não falamos o suficiente, não testamos o
suficiente ou não temos recursos suficientes para sustentar. A maioria das
empresas deveriam fazer uma vez por anos um bom “review” por um
especialista em entregabilidade.

Continua…

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