Por jeffbullas
Você lembra quando planejava aquelas ferias em uma praia tropical? Você pesquisou na Internete, descobriu as fotos estonteantes de resorts românticos em lugares distantes e sonhou escapar dos céus cinzentos e do dia a dia aborrecido?
Depois de semanas e meses lendo críticas e pesquisas meticulosas, o poder de sua imaginação torna-se tão forte que você quase pode sentir o odor do mar, ter a sensação de areia limpíssima entre os dedos de seus pés e o sabor de uma piña colada geladíssima enquanto observa o sol se por por trás da lagoa de águas cristalinas.
Muito frequentemente, no entanto, há um hiato entre o sonho e a realidade que leva ao desapontamento. Quando você chega no destino dos seus sonhos, a praia não é tão branca, a água da lagoa parece mais com a água da sua torneira e eles não sabem fazer aquele coquetel.
Marketing via Facebook parece sofrer de um destino similar: a percepção não é igual à realidade.
Percepção versus Realidade
Um recente estudo do IBM Institute for Business Value descobriu que muitas empresas pensam que a principal razão pela qual os consumidores visitam a página do Facebook delas é porque ele sentir-se parte de uma comunidade. Isso incluiria descobrir novos produtos e dar opiniões sobre produtos e serviços.
A realidade é um tanto diferente, de acordo com a pesquisa, que mostra que os consumidores dizem que
“Obter valor tangível é a maior razão pela qual interagem com uma empresa”.
Mas o que é Valor Tangível?
No final do dia, os consumidores interagirão com o seu negócio se sentirem que se beneficiarão dele. Não é ciência avançada e no final do dia o princípio “KISS” (Keep it Simple Stupid) determina que o seu consumidor realmente está apenas interessado no que tem aí para ele. Lembre-se, não é sobre “você”, é sobre o seu consumidor.
Valor tangível pode incluir
- Receber descontos
- Obter um cupom
- Comprar
Fornecer esse valor é o que seu consumidor quer de você.
A Oportunidade
A oportunidade e a boa notícia desse estudo para as empresas é que você pode monetizar as mídias sociais. As pessoas estão querendo transacionar no Facebook. O Social commerce está se tornando uma realidade e os consumidores estão ansiosos por isso.
Obter aquele valioso ROI de suas propriedades em redes sociais não é mais um sonho, mas uma realidade que pode ser produzida se você estiver escutando seu consumidor e oferecendo um benefício.
Um estudo de caso de valor tangível no Facebook
Cold Stone Creamery é uma franqueadora de sorvetes que opera com 1.500 lojas em 16 países. Seu programa eGift, no Facebook, é um exemplo de social commerce que fornece benefícios tangíveis aos seguidores que enviam presentes aos amigos.
A meta é não apenas fornecer o benefício ao consumidor mas garantir impacto mensurável às vendas nas lojas.
Na página da Cold Stone’s Creamery os consumidores podem fazer o seguinte:
- Selecionar um ou mais amigos para enviar presentes
- Escolher o produto que gostaria que seus amigos recebessem
- Acrescentar uma mensagem pessoal
- Realizar um processo de checkout seguro
O destinatário recebe uma mensagem no Facebook message ou um email com o eGift e o código de resgate e pode pegar seu presente, inclusive escolhendo o sabor, em qualquer uma das lojas da Cold Stone nos EUA.
Resultdado: em poucas semanas, a eGift registrou milhares de dólares em vendas incrementais em suas franquias.
A chave do segredo, portanto, é produzir benefícios tangíveis para seu consumidor via Facebook. Lindas fotos e conteúdo envolvendo é sempre bom. Motivar as pessoas a “curtir” sua página é também importante, mas no final do dia aqueles descontos e vouchers que podem ser obtidos em sua página do Facebook é o que funciona de verdade.
Mantenha isso na mente ao planejar sua página do Facebook e sua campanha de marketing.