2014 será a Copa da Multitela?
Ainda falta pouco mais de um mês para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, mas os espectadores já estão pensando em como vão assistir aos jogos. E, com base em estudo realizado pela Instant.ly para a YuMe, os dispositivos digitais estão redesenhando a maneira como os jogos serão assistidos. De acordo com os resultados do estudo, que descreveu esta Copa do Mundo como “o evento multiscreen definitivo”, quase metade dos adultos usuários de internet dos EUA disseram que a possibilidade de assistir aos jogos de futebol em vários dispositivos era importante para eles. E o uso de mais do que um dispositivo é um grande atrativo para os fãs – quase seis em cada 10 disseram que isso lhes permitirá assistir a mais jogos. Os fãs de futebol que não poderão ver os jogos ao vivo também devem se beneficiar, com a maioria dos entrevistados diozendo que pretendem assistir a vídeos online de jogos completos. As empresas não estão esperando até junho para usar canais digitais e aproveitar a excitação em torno da Copa do Mundo. Um artigo recente da Mobile Marketer informou que a Coca Cola Co., The Home Depot e a fabricante de ferramentas elétricas Makita lançaram juntos uma campanha focada na Copa do Mundo que combina compras na loja com ações móveis e em mídias sociais. O esforço encoraja os consumidores a tirar e compartilhar fotos de um recibo da Home Depot, que inclui a compra de Coca Cola ou Makita, para ganhar uma viagem ao Brasil e ingressos da Copa do Mundo. Fonte: eMarketer
Yahoo e Mourinho lançam competição para escolher talentos brasileiros
O Brasil é o palco do futebol mundial em 2014 e o talento dos brasileiros está na mira do técnico português José Mourinho, conhecido internacionalmente como “the special one”. A promoção #MeEscolheMourinho irá selecionar as cinco maiores promessas do futebol brasileiro para uma viagem às Londres, onde receberão um treino exclusivo de Mourinho, embaixador global de futebol do Yahoo. A competição é a oportunidade para talentos ainda não descobertos mostrarem toda a habilidade com a bola diante de um dos maiores ícones do futebol na atualidade. O técnico irá escolher pessoalmente Para participar, os internautas precisam gravar um vídeo de 10 segundos demonstrando seu melhor truque no futebol para impressiona-lo. O treinador avaliará a habilidade, originalidade e criatividade dos competidores e escolherá os cinco melhores. “Eu quero ver o talento, imaginação e aquele toque de mágica. Então, venha me impressionar!”, convoca o técnico em seu Tumblr. Os vídeos podem ser compartilhados pelo Flickr, Twitter, Vine, YouTube e Instagram, usando a hashtag #MeEscolheMourinho. Além dos cinco vencedores do Brasil, Mourinho irá escolher também cinco talentos do futebol ao redor do mundo, que poderão conferir juntos, em Londres, os conselhos técnicos do treinador. José Mourinho possui também uma página no Yahoo onde compartilha suas visões e opiniões sobre os jogos mundiais de futebol. Siga a página em: http://josemourinho.tumblr.com. Mais detalhes da promoção no Tumblr http://meescolhemourinho.tumblr.com. Fonte: H&K Strategies
Amazon faz parceria com Twitter em novo esforço de ecommerce
A Amazon está se esforçando para transformar o Twitter em sua mais recente janela de compras, seguindo a tendência geral das empresas se moverem para misturar as mídias sociais com o ecommerce. A parceria permitirá que os consumidores, ao verem um link para um produto da Amazon, consigam adicioná-lo ao seu carrinho de compras com um tweet, bastando para isso usar a hashtag #amazoncart. Há um passo anterior: ativar o serviço nas contas do Twitter e da Amazon. Parece simples, mas a experiência inicial parece indicar que os usuários não estão entendendo bem, pois menos de 10% dos usuários que começaram a usar o serviço estão usando a hashtag para linkar os produtos às landings pages da Amazon, o que talvez indique que o problema para o qual a solução foi criada – usuários que se esquecem de comprar produtos que viram em suas timelines – talvez não exista. Fonte: Bloomberg
Como as empresas devem reagir ao crescimento da mídia sem publicidade
Na reunião anual da 4A, a associação das agências de publicidade americanas, em 1994, o então presidente e CEO da Procter & Gamble, Ed Artzt, advertiu que o marketing das empresas precisa assumir o controle das novas tecnologias e influenciar o seu uso para evitar perder alcance na medida em que mais conteúdo for oferecido sem publicidade. Segundo Jack Neff, do Advertising Age, Artzt fez várias previsões durante esse discurso que em grande parte se tornaram realidade. E o fato é que, 20 anos mais tarde, a indústria ainda está buscando como reagir ao chamado de Artzt para “agarrar a tecnologia nos dentes de novo para que ela faça o trabalho para nós.” No entanto, é a tecnologia que tem a publicidade em seus dentes. Mesmo os gigantes da tecnologia que fazem mais para moldar a indústria do que ninguém – Google e Facebook (que particularmente não existiam há 20 anos) – lutam para encontrar formatos que funcionem tanto para consumidores como para anunciantes. Fonte: AdvertisingAge