A semana que passou: BB na Russia, megalivrarias crescem, fim do MSN…

Proximamente, aPraça Vermelha será o endereço de uma agência do BB?

Na última quinta-feira (14), o Banco Central autorizou a instalação de um escritório de representação do Banco do Brasil em Moscou. Falta ainda o aval da autoridade monetária russa, mas os executivos do banco estão otimistas a ponto de acreditar que o escritório será aberto ainda este ano. Se a coisa andar bem, declarou ovice-presidente de Negócios Internacionais do banco, Paulo Rogério Caffarelli, o próximo passo será abrir uma agência. 

Caffarelli revelou que o objetivo é atender empresas brasileiras que se internacionalizam cada vez mais, e cita como exemplos a Embraer, a joalheria H. Stern, a fábrica de carrocerias Marcopolo, a Tramontina e o frigorífico JBS, dentre outros. Ele relaciona também clientes do BB que atuam na Rússia, como o Centro de Negócios Apex-Brasil e a Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo. O comércio entre os dois países foi de US$ 5,9 bilhões em 2012, o que coloca o país europeu como 19º parceiro comercial brasileiro. 

A Exame comentou uma pesquisa da consultoria Gfk que mostra que, ao contrário dos EUA, onde as megalivrarias fecham as portas (a Borders fechou todas as suas lojas, a Barnes & Noble deve fechar um terço das suas em dez anos), no Brasil o cenário é de expansão. E boa parte desse crescimento está no mundo físico: o número de lojas que faturam entre R$ 7 milhões e R$ 10 milhões por ano saltou de três em cada cem, em 2009, para 17 em cada cem em 2012. A Livraria Cultura, presente atualmente em oito Estados, abrirá quatro unidades neste ano. A Livrarias Curitiba, que tem presença forte no Paraná e em Santa Catarina, inaugurou duas em 2012 e vai abrir outra de mil metros quadrados em Sorocaba (SP). A maior rede do País, a Saraiva, dona de cem unidades, vai abrir mais quatro este ano. Há vários fatores para esse crescimento: contexto econômico geral mais favorável, o aumento do acesso a cursos superiores e a situação do varejo como um todo: nos EUA, praticamente todos os ramos do varejo estão enfrentando declínio.

No campo das mídias sociais, uma nota de falecimento antecipado: A Microsoft anunciou que o MSN “morrerá” em 30 de abril e base de usuários do serviço no Brasil migrará para o Skype. Lá fora, a morte será antecipada: os usuários começarão a ser adicionados a partir de 8 de abril.

Já o SlideShare anunciou o lançamento da ferramenta Send Tracker, uma nova ferramenta de análise disponível para que utiliza o plano SlideShare Pro. Com ela, pode-se enviar conteúdo para um cliente em potencial, ver quando el abriu, como eles se engajaram com esse conteúdndo e ganhar uma melhor visão sobre que partes tiveram mais ressonância.

O Twitter também tem novidades: acaba de lançar um estudo sobre mobile que realizou em conjunto com a Compete. Segundo o Advertising Blog da empresa. “hoje, o mobile é frequentemente a principal maneira pela qual as pessoas em todo o planeta acessam a experiência Twitter.” Um infográfico que resume o estudo pode ser visto aqui.

Fontes: Exame, Meio&Mensagem, Social Media Examiner, Twitter (Advertising Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima