O declínio e a queda do império americano é um tema recorrente entre analistas de política e economia internacional, uma aposta dada como certa por 10 entre 10 deles, desde que o cenário envolva 10 anos ou mais e alguns fatores complexos. Seja como for, a semana passada jogou mais lenha nessa fogueira: a China tomou dos Estados Unidos o lugar de maior potência comercial do planeta –uma posição que os ianques mantinham desde o início do século passado, quando suplantaram a Inglaterra.
Não foi exatamente uma surpresa. No ano passado, as duas economias já haviam empatado, com 3,8 trilhões de dólares em importações e exportações, somadas, cada uma. Este ano, o grande tigre asiático teve um crescimento de mais de 7% e quase 4,2 trilhões de dólares em importações e exportações (os EUA devem apresentar resultado similar ao do ano passado).
A conquista, no entanto, não faz da China a maior potência econômica do mundo. Seu PIB é ainda perto de 20% menor que o dos EUA e o PIB per capita, por causa de sua população gigantesca, é menor que o do Brasil. Os analistas acreditam, no entanto, que isso dure até 2020 ou 2025, no mais tardar.
Uma notícia importante, porque mostra que a empresa leva o Brasil realmente a sério, veio da Azul. David Neeleman, fundador da companhia aérea, anunciou na quarta feira, em encontro com jornalistas que irá fixar um teto de 999 reais por trecho aéreo durante a Copa do Mundo. As passagens já estão disponíveis e os preços serão válidos de 12 de junho a 13 julho.
Outra notícia alvissareira veio do Grupo Ultrapar, dono dos Postos Ipiranga e da Ultragaz.Eles anunciaram um aporte de 1,48 bilhão de reais em 2014, sendo que o valor previsto não inclui aquisições. Segundo comunicado da empresa, do total de investimentos, 366 milhões de reais serão aplicados para manter o ritmo de expansão dos postos de combustível.
O CES 2014, afinal, não trouxe novidades extraordinárias. Confiram este vídeo do Mashable com o Neptune Pine, um celular android no formato de relógio. Outro video interessante sobre a Feira está aqui.
No campo das mídias sociais, algumas novidades. O Vine anunciou o lançamento de Full Profiles na web. O Gmail passou a incluir suas conexões no Google+ nas sugestões de destinatários quando se compõe um email. O Vimeo anunciou um novo player.
Fontes: Tijolaço, Exame, Mashable,Social Media Examiner