A semana que passou: Marte ficou mais perto

Illustration of Space Launch System / Image Courtesy of NASAMarte foi um dos principais assuntos da semana passada. Do lado do hemisfério ocidental, a NASA anunciou que testou com sucesso por 500 segundos o primeiro motor de foguete RS-25. Quatro desses motores equiparão o Space Launch System, SLS, que deverá levar humanos para o espaço, indo até os asteroides e até para Marte. Esses motores são sobras do Space Shuttle Program e estão sendo modificados para atender os parâmetros do SLS pela Aerojet  Rocketdyne. Confira o teste no video publicado na quinta, 10/3.

Do outro lado do mundo, mais especificamente da Russia, veio a notícia de que está tudo pronto para o início nesta segunda, 14/3, de uma viagem a Marte que durará 7 meses. A missão será realizada por duas espaçonaves robóticas que serão levadas até o planeta vermelho por um foguete russo Proton. Esta é a primeira fase da missão Exomars, uma parceria entre a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos, que tem por objetivo determinar se o planeta tem – ou já teve – vida. A segunda fase será em 2018.

A GM anunciou na sexta que planeja investir um valor não informado, mas que analistas calculam ser superior a 1 bilhão de dólares, na aquisição da Cruise Automation, uma startup de San Francisco que fabrica sensores que transformam veículos comuns em autônomos. A compra da Cruise é parte de uma grande aposta da GM na indústria de carros sem motoristas –  um movimento que está sendo feito também por outras grandes montadoras  – e ajudará a empresa em suas metas de automação. A Cruise deverá permanecer independente, informou Dan Ammann, presidente da GM, mas a tecnologia deverá ser integrada às frotas das marcas de veículos tão logo quanto possível.

Também começou na semana passada, o SXSW, um dos eventos mais icônicos da atualidade, que mostra tendências e novidades sobre tecnologia, além de trazer muita música e apresentar filmes independentes. Vamos estar de olho.

Fontes: Techcrunch, The Verge, Mashable, Meio&Mensagem

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