Logo no início da semana, as novidades vieram do Facebook. O próprio Mark Zuckerberg anunciou que estava transformando o Internet.org, projeto que oferece internet grátis para novos usuários em uma plataforma aberta para desenvolvedores criarem serviços que se integrariam facilmente ao projeto. Nas palavras da rede social, “estamos também dando às pessoas mais escolhas em relação aos serviços básicos gratuitos que eles podem usar”. Nem todos viram o movimento com tanta benevolência. As críticas afirmam que o projeto passou a usar uma abordagem do tipo “jardim murado” e violaria os principios da neutralidade da rede. Na Índia, vários parceiros do Facebook abandonaram o projeto.
Outra figura emblemática da tecnologia atual, Elon Musk, presidente da Tesla, também continuou em evidência, após o anúncio de sua Powerwall, bateria projetada para residências. Segundo ele, a Tesla já recebeu 38 mil encomendas da Powerwall, o que permite acreditar que os sistemas de armazenamento de energia podem vir a se tornar um negócio maior do que a fabricação de carros elétricos.
O nome da empresa de Musk foi inspirado pelo gênio de Nikola Tesla, um dos pioneiros da energia elétrica. Ele também inspirou o nome de uma startup, Nikola Labs, que criou um dispositivo que transforma sinais de rádio em energia. Na segunda, 4/5, a empresa anunciou seu primeiro produto, um estojo para iPhone 6 que converte 90% da energia desperdiçada quando o aparelho tenta encontrar um sinal de celular. Dessa forma, a bateria terá uma carga 30% maior do que agora.
Voltando ao Facebook, a rede anunciou que está oferecendo “novas ferramentas para ajudar editores a implementar mais facilmente formatos nativos de anúncios: templates, ferramentas de gerenciamento e rolagem horizontal para anúncios nativos”.
Quem também anunciou novidades foi o LinkedIn. A rede B2B passou a oferecer análises e estatísticas completas sobre as suas postagens feitas em sua plataforma de publicação.
E o Klout anunciou o Klout Topic Expertise: “Essa funcionalidade irá tornar mais fácil para as pessoas tomarem decisões pessoais com base no contexto certo e com um maior grau de confiança, baseado na experiência das pessoas que optam por seguir”.
Fontes: TechCrunch, Facebook/newsroom, Exame, Facebook/developers, LinkedIn/official blog, The Official Klout Blog