ARTIGO: A Bíblia do Marketing Digital (Cláudio Torres)

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 Clube do Livro no Twitter: www.twitter.com/BlogCDL

 

No meio das campanhas do twitter, entre “posts” em blogs de famosos e os vídeos do YouTube, torna-se necessário desvendar os segredos da Internet no cenário atual. E se pensarmos no mundo dos negócios então, nem se fala…

Pois bem, falar sobre a Internet e a sua importância no Brasil já não é novidade há algum tempo. Ainda mais agora em que as classes A e B estão cheias de internautas e mais da metade da classe C também já está conectada. Então, por que tantas empresas ainda resistem a investir em Marketing na Internet?


 


A resposta é simples: o crescimento da grande rede mundial aconteceu em uma velocidade absurda e esse ritmo alucinante impossibilitou que várias empresas, agências e profissionais tivessem tempo para aprender e se estruturar adequadamente.


 


Pensando nisso, o consultor Cláudio Torres organizou de uma forma bastante didática toda a sua experiência e preparou um livro para solucionar este problema: A BÍBLIA DO MARKETING DIGITAL. O autor é um engenheiro eletrônico formado pelo ITA, com pós graduação na Suécia e diversos cursos de especialização na Europa.


 


Aliás, Cláudio é muito requisitado e um ótimo palestrante, com quem já tive a honra de dividir um painel sobre Web 2.0. Muito mais do que a sua invejável formação acadêmica, ele agrega muito conteúdo em qualquer discussão. Uma vasta experiência, que ele defende em várias frentes de trabalho, incluindo sites, blogs e comunidades.


 


O livro é quase um curso de formação em Marketing Digital, sendo o conteúdo cuidadosamente organizado em doze capítulos. O autor começa por uma abordagem básica na introdução, com a sua visão geral da evolução da Internet, o consumidor conectado e as principais tendências mundiais.


 


O primeiro capítulo coloca em perspectiva a Internet do consumidor, um cenário com novos concorrentes e explica como chegamos até aqui. Segundo o autor, o uso da Internet alterou sensivelmente o nosso comportamento de compra. Temos um consumidor que busca informação, quer diversão e estabelece novos relacionamentos pela rede. 


 


No capítulo 2, o autor define os principais conceitos do Marketing Digital, as terminologias mais comuns e os websites com seus principais acessórios (e-commerce, mashups e widgets). Nos capítulos seguintes, ele explica detalhadamente as funções, aplicações e segredos de cada um destes conceitos.


 


Do capítulo 3 ao 6, o autor se concentra nas ferramentas e aplicações de Marketing Digital: Conteúdo, Mídia Social, E-mail Marketing e o Marketing Viral. Particularmente, eu recomendo atenção especial no capítulo 4, onde ele apresenta o poder das principais Mídias Sociais utilizadas no Brasil. Ele desvenda os segredos do YouTube, Orkut, Facebook, MySpace, LinkedIn, Twitter e outras menos famosas, além de uma visão geral dos Blogs e da Blogosfera.


 


Entre os capítulos 7 e 11, Cláudio aborda um tema indispensável quando se fala de Marketing on-line: monitoramento, medição e resultados. Partindo do princípio de que “a verdade está lá fora”, ele trata com precisão as pesquisas on-line, a publicidade além dos banners, as ferramentas de monitoramento em tempo real e o fenômeno Google, incluindo o Analytics e o AdWords. Absolutamente nada passa em branco: busca orgânica, links patrocinados, eficiência de campanhas, podcasting e jogos. Um verdadeiro manual de instruções.


 


O autor dedica o capítulo 12 para falar de tendências, analisando o efeito “Obama” e as promessas da Web 3.0 que vem por aí. Pelo visto, seguiremos a saga de um novo consumidor em mutação constante. E é bom se preparar, hein?


 


Acabou? Nada disso. Cláudio Torres presenteia os seus leitores com cinco apêndices muito interessantes para quem planeja utilizar seus ensinamentos. Ele começa com um manual de Alfabetização Digital, e depois resume os erros mais comuns nos sites. Na sequência, apresenta uma sugestão de Biblioteca Digital e ainda detalha o Marketing Digital que ele usou no próprio livro. Por fim, termina com um roteiro prático para cada ferramenta apresentada no livro. É ler e aplicar, sem segredos.


 


Apesar do título parecer um pouco “pretensioso” A BÍBLIA DO MARKETING DIGITAL é realmente o livro mais completo que eu já li sobre o assunto, um tema atual e ao mesmo tempo simples e complexo.

 

Na minha opinião, este livro é uma fonte mais do que confiável sobre Marketing Digital, Redes Sociais e Web 2.0. Trata-se de uma ótima referência para seus novos projetos. Em tempos de inovação constante, posso garantir que este livro é um investimento que vale a pena.

 

No mais, a gente se “encontra” por aí, em alguma dessas redes sociais…

 


Um abraço,


 


Marco Barcellos


 


 

 

 

A BÍBLIA DO MARKETING DIGITAL


Tudo o que você queria saber sobre Marketing e Publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar


Cláudio Torres


Editora Novatec – 2009 (399 páginas)

 


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Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

1 COMMENT

  1. Claudio Torres é enganador. CLÁDIO TORRES ENGANA TURMA DE 20 ALUNOS!!! PAGAMOS PELO CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES E GESTORES DE MARKETING DIGITAL QUE ELE NÃO CONCLUIU E FOI EMBORA PARA BARCELONA COM NOSSO DINHEIRO. POSTAMOS RECLAMAÇÕES NO RECLAME AQUI E VAMOS ENTRAR COM AÇÃO VIA PROCON.

  2. Estou fazendo graduação em marketing achei muito interessante seu artigo e resolvi ler o livro gostaria de receber algumas dicas de livros ou até mesmo artigos sobre marketing

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