ARTIGO: Pais Brilhantes e Professores Fascinantes (Augusto Cury)

0
20



 


Inicialmente, vale um esclarecimento importante: tal qual sugere o título, este livro é realmente voltado aos pais e professores. Porém, como trata-se de uma leitura agradável e didática, a idéia deste artigo é traçar um paralelo entre a educação de crianças, jovens e adolescentes, e a formação de equipes no ambiente corporativo.


 


O livro do psiquiatra, cientista e escritor Augusto Cury representa um verdadeiro manual de liderança pautado na essência da educação básica. Repleto de dicas práticas para o mundo empresarial, o texto foi estruturado em torno de três pontos principais: os hábitos que diferenciam os  pais e professores “especiais” dos demais, os chamados “pecados capitais” na educação e algumas técnicas pedagógicas que podem revolucionar uma sala de aula, a sua casa, e por que não, a sua empresa.


 


Na duas primeiras partes do livro, o autor trata de diferenciar os pais brilhantes e os professores fascinantes dos que possuem um comportamento “padrão”, que perdem diversas oportunidades de influenciar seus pupilos, sejam filhos ou alunos. São chances únicas para marcar suas vidas com um exemplo diferenciado de comportamento humano. Neste paralelo que proponho para o mundo corporativo, tais diferenças são similares aos chefes comuns e aos verdadeiros líderes de equipes de alta performance.


 


Na terceira parte do livro, são apresentados os sete pecados capitais dos educadores que poderiam constar facilmente em uma lista de erros mais comuns de gestores nas empresas. São falhas frequentemente vistas em organizações de todos os portes e, infelizmente, muito comuns em posições de liderança. Se no livro mostram atraso e prejuízo no processo de educação, nas empresas pode ser traduzido diretamente na falta de motivação e insatisfação, e refletindo na perda de produtividade. Situações sensíveis como corrigir publicamente, autoridade com agressividade ou limites sem explicações, afetam negativamente alunos ou funcionários quase que na mesma proporção. 


 


A quarta parte do livro fornece uma base teórica sobre o papel da memória na formação da personalidade e, mais uma vez, vem recheada de exemplos práticos de comportamento para um bom líder de equipes vencedoras, tal qual bons pais e professores. A involuntariedade no registro da memória, e a importância da emoção na qualidade desse registro nos dá também algumas sugestões para técnicas de apresentação, reuniões de trabalho e ações de motivação e engajamento de funcionários. Observando e entendendo de fato os cinco papéis da memória humana, é possível traduzir estes pontos para criar um ambiente mais saudável na empresa. E como consequência direta, gerar um diferencial competitivo pautado no grau de comprometimento dos colaboradores.


 


A quinta parte do livro pode ser naturalmente interpretada como a criação da “empresa dos nossos sonhos”, bastando levar o mesmo projeto de escola proposto pelo autor para dentro da empresa. Basta aplicar as técnicas pedagógicas do Dr. Cury no dia a dia de cada área ou departamento, de forma a incutir na cultura da empresa hábitos extremamente saudávies de relacionamento interno e externo. Desde de decisões simples como a influência da música e um layout diferente em reuniões de trabalho, até posturas mais profundas dos gestores. Principalmente no que diz respeito à humanização das relações na corporação, passando pela auto-estima, o gerenciamento das emoções e os benefícios diretos do envolvimento com projetos sociais.


 


A aplicação destas técnicas pedagógicas permite que um verdadeiro líder possa criar um novo projeto corporativo na sua “escola de vida”. Certamente, o local de trabalho tem um papel fundamental na sua formação profissional, como indivíduo e também como cidadão. Como disse anteriormente, este livro foi desenvolvido e é orientado para pais e professores, mas me permito uma “licença não-poética” para recomendar fortemente para todos aqueles que também desejam se tornar líderes brilhantes e fascinantes. Uma verdadeira aula de vida. Nota Dez !!!

 

Pais Brilhantes e Professores Fascinantes (Augusto Cury)

Editora: Sextante (2003)
Número de páginas: 176


 


Se você já leu esse ou outros livros de Augusto Cury, compartilhe com o Clube do Livro a sua opinião. 

Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Previous articleExcelência em gestão
Next articleEvento de Crédito e Cobrança virou moda !!!