Em 2011, o desafio # 1 para governos, consumidores e empresas (com ou sem recessão) permanece a busca por uma sociedade e uma economia ambientalmente sustentáveis. Em termos de “consumo verde”, aguarda-se um crescimento de produtos “ecossuperiores”, produtos que são não apenas eco-amigáveis mas superiores aos concorrentes poluidores de todas as maneiras possíveis. Pense em uma combinação entre ecológico com funcionalidade superior, design superior e mais ganhos de economia.
Por que a necessidade de ser ecossuperior? O número de consumidores ativamente procurando produtos “verdes” está atingindo um patamar significativo, na medida em que os consumidores começam a valorizar essa questão. Alguns dados:
- Enquanto 40% dos consumidores dizem que querem comprar produtos verdes, apenas 4% têm essa escolha. (Fonte: Journal of Marketing, setembro de 2010)
- 58% dos consumidores globais pensam que produtos ecológicos são muito caros, enquanto que 33% dos consumidores globais pensam que esses produtos não funcionam bem. (Fonte: GfK Roper, setembro de 2010)
- O volume de produtos verdes disponíveis para os consumidores americanos cresceu 73% entre 2009 e 2010 (Fonte: Terrachoice, outubro de 2010)
Em 2011, aguarda-se também ver muitos produtos líderes embarcar nessa onda.
Exemplos de ecossuperioridade?
Que tal Ovopur, um purificador de água ecológico, ou o Stealth Toilet, que contém um sistema de descarga que usa apenas 3 litros de água por vez – economizando para uma família medida aproximadamente 70 mil litros de água por ano, ou o Renault DeZir, um “supercarrro verde” que vai de 0 a 100 em 5 segundos, ou a lâmpada de ‘1 watts da PhilipsEnduraLED.
Outro exemplo recente:
- Em setembro de 2010, o famoso parque nacional italiano Cinque Terre anunciou que o uso de garrafas plásticas por turistas e visitantes estava proibido emu ma tentative de preservar a area da poluição e do lixo. Em vez disso, os visitants poderão comprar frascos de metal reutilizáveis e enchê-los com as águas das fonts naturais.