Estudo demonstra que aumentar a responsabilidade de diretores de marketing pode melhorar as vendas
Criar a posição de Chief Marketing Officer não garante melhor desempenho para uma empresa, mas pesquisas realizadas pelos professores Pravin Nath (Universidade de Oklahoma) e Vijay Mahajan (Universidade do Texas), constataram que as marcas podem aumentar a eficácia, dando mais poder aos seus diretores de marketing. O estudo acompanhou 167 empresas por um período de cinco anos. Entre outras conclusões, os professores afirmam que as marcas que oferecem serviços em vez de bens devem dar a seus CMOs o controle sobre funções relacionadas, tais como vendas ou relações públicas, para melhorar a eficácia da função. “No contexto da alta diretoria, [o CMO] deve ser ter autoridade reconhecida como a voz do cliente”, escreveu Nath. Fonte: HarvardBusinessReview
Aplicativos de varejo com modo in-store geram 5 vezes mais interações nas lojas
Dados recentes de várias fontes ressaltam o papel cada vez mais importante que aplicativos móveis estão desempenhando dentro das lojas físicas, com benefícios tanto para os consumidores como para os varejistas. O uso de dispositivos móveis dentro das lojas móveis está sendo impulsionado por consumidores e varejistas, que reconhecem que os smartphones podem dar mais eficiência às compras e agregar valor através da poupança. Como exemplo, um novo relatório do CFI Group descobriu que o uso de aplicativos móveis para fins comerciais no interior da loja quase dobrou no ano passado e outro, da Point Inside, mostrou que os clientes que usam aplicativos no modo in-store (recurso que mostra informações dependendo da localização em que o dispositivo está na loja) aumentam de 4-5 vezes o volume de interações em comparação com os usuários de aplicativos sem esse recurso. “Os varejistas estão conscientes da importância de envolver os clientes no interior da loja, que é de onde deriva mais de 90% de seus negócios”, disse Pete Coleman, vice-presidente executivo e gerente de StoreMode do Point Inside. Fonte: MobileCommerceDaily
Pesquisa: qual departamento controla a experiência mobile do cliente de comércio eletrônico?
Na medida em que novos canais e formas de engajamento com os clientes surgem, muitas organizações são desafiadas com a questão de onde cada experiência do cliente melhor se encaixa em sua estrutura organizacional. A área de TI deve controlar a experiência mobile, ou faz mais sentido um departamento separado de comércio eletrônico? Mídias sociais devem ficar no marketing, ou é uma função de vendas? A MarketingSherpa entrevistou 2.435 executivos sobre cinco aspectos da presença online (gráfico acima). Em mais de metade das empresas, o departamento de marketing é o responsável por mídias sociais (55% das empresas) e e-mail marketing (54%). No entanto, nem todas as empresas de comércio eletrônico tem um departamento de marketing, como mencionou um dos entrevistados: “Como não temos um departamento de marketing, muitas coisas tornam-se um desafio, e nós perdemos uma grande quantidade de oportunidades lucrativas”. O segundo mais citado como responsável por mídias sociais (13%) e campanhas de e-mail (15%) foi o departamento de comércio eletrônico em geral. O departamento de TI também pode ser um desafio para muitas empresas. Um entrevistado comentou que o departamento de marketing da empresa está se movendo muito rápido para TI acompanhar as necessidades dele. Mas, para as empresas interessadas em otimizar a experiência móvel, um bom relacionamento com TI é essencial. Embora o departamento de marketing seja o mais citado como responsável pela experiência móvel, isso ocorre em apenas 26% dos casos. Em segundo lugar vem a TI, com 24% das empresas colocando este departamento como encarregado de mobile.Fonte: MarketingSherpa