Pesquisa publicada pela Pew Internet & American Life Project mostra que os consumidores americanos estão usando estratégias diferentes para cada tipo de produto, no que se refere a busca-e-compra. O estudo aponta, por exemplo, que a Internet ajuda os compradores de música a se conectarem com artistas e aprenderem mais sobre música, mas não os influencia fortemente em o que ou como comprar. Já equipamentos ricos em características, como celulares, a Internet é uma fonte de influente tanto de informação como de opções de compra. O estudo mostra também que a Internet é um “efficiency-enhancer”, aperfeiçoador de eficiência, quase se trata de buscar moradias (aliás, acabei de assistir isso acontecer com meu colega da mesa ao lado, que passou parte da tarde buscando apartamentos – ele vai mudar do Rio para cá – pela Internet).
O relatório diz que a Internet é um valioso instrumento de pesquisa para compradores online e às vezes oferece informação que é crítica para as decisões de compra. No entanto, muito frequentemente, as compras ainda são consumadas offline.
Eis alguns dados da pesquisa
A Internet e as Decisões de Compra do Consumidor | |||
| Produto Comprado | ||
Ação | Musica | Celular | Imóvel |
Percentual que | 56% | 39% | 49% |
Percentual que disse que informação online teve grande impacto na sua decisão | 7 | 10 | 11 |
Percentual que fez a compra online | 22 | 12 | n/a |
Percentual que postou nota do vendedor ou comentário online depois da compra | 5 | 3 | 4 |
Fonte: Pew Internet & American Life Project Survey report, May 2008 |
O relatório complete pode ser baixado de http://www.pewinternet.org/PPF/r/248/report_display.asp