Caixas Eletrônicos respondem por 30% das transações bancárias no Brasil
By LUIZ ALBERTO MARINHO
Os mais jovens podem até não acreditar, mas antigamente, para tirar dinheiro do banco ou fazer pagamentos, a gente precisava se despencar para uma agencia, entrar numa fila imensa e falar com um caixa de carne e osso. Tem mais – tinha horário para isso. Se chegasse tarde, babau. Tudo isso mudou com a chegada dos caixas eletrônicos. Segundo pesquisa da FEBRABAN, os caixas eletrônicos respondem hoje por 30% de todas as transacoes bancarias no Brasil. Não é a toa que o numero dessas maquinas mais que dobrou entre 2007 e 2008. Mesmo assim, ainda são apenas 35 mil caixas automáticos em todo o pais.
Outra opção que os brasileiros ganharam foi a de fazer suas operações pela Internet. Atualmente, 2/3 dos nossos usuários da web utilizam serviços online e o internet banking já concentra 18% de todas as transacoes nacionais. Alem dos caixas eletrônicos e da internet, o brasileiro ainda pode pagar contas em lotéricas, agências de correio e postos de gasolina.
Enquanto a tecnologia e a conveniência chegam para facilitar nossas vidas, meios de pagamento antes indispensáveis vão saindo aos poucos de cena. Me refiro ao talão de cheque, que continua sua trajetória descendente. Em 2008 a quantidade de cheques no Brasil foi praticamente a metade dos emitidos no ano 2000. Em breve eles vão deixar de existir.
(Fazia tempo que eu não visitava o Blog do Marinho. Se arrependimento matasse… Volto em seguida com mais um post de lá.)