Há alguns anos, percebemos que os jovens brasileiros sem
preparo profissional e sem muitas qualificações, buscam oportunidades na área
de Call Center como forma de adquirir a experiência necessária para concorrer
no disputado mercado de trabalho.
representam quase 50% da mão de obra nas empresas de telemarketing. Mas
ingressar na área de Call Center é realmente uma boa opção para formar bons
profissionais?
trabalho e o nervosismo na hora de participar de um processo de seleção são as
maiores inseguranças que todos enfrentam no início da carreira. Às vezes, mesmo
o diploma em mãos não garante segurança e aprovação, principalmente se
considerarmos que as faculdades estão longe de preparar os jovens para o
mercado de trabalho.
Center depende apenas de conhecimentos básicos em informática e fluência na
língua portuguesa, o que facilita a entrada de jovens sem experiência anterior.
Sendo assim, as empresas de call center servem tanto como porta de entrada para
o mercado de trabalho quanto uma forma prática para preparar e qualificar
profissionalmente este jovem, que terá oportunidade de realizar cursos de
capacitação e vivenciar a rotina das relações de trabalho.
profissional que as empresas vêm adotando como forma de priorizar e reter o
talento interno.
não proporcionam plano de carreira. Ao
ingressar na equipe de atendimento em Call Center, o profissional recebe
avaliações constantes para verificar a possibilidade de migrar horizontalmente
ou verticalmente . Há vários exemplos de profissionais que começaram como
tele-atendentes e depois passaram a cargos superiores ou mudaram de operação
e/ou atividades.
positiva e de uma forma ou de outra, o Call Center é uma opção para o jovem que
busca desenvolver suas competências técnicas e emocionais, aprender a ter
responsabilidade e comprometimento, além de adquirir postura profissional e
sentir-se preparado para planejar seu futuro. Na verdade, o segredo é
aproveitar as oportunidades.
Parabéns pela matéria. As pessoas precisam intender que no Call center alem de darmos oportunidade de primeiro emprego, qualificamos e formamos profissionais. Hoje no mercado os Call são marginalizados e muitas vezes descriminados. Amo vendas, amo atendimento ao cliente, amo meu Call center.um grande abraço.
Pena que a atividade do operador seja vista e tratada com tanto preconceito, até mesmo dentro das empresas de Contact Center. A função não é valorizada como deveria, pois, dentro das empresas de Contact Center outras funções no mesmo nível hierárquico tem melhor remuneração e tratamento.