Cérebro Expandido
Por: Eric Lieb Em 18/07/2019
Já ouviu falar da última notícia sobre o projeto de neurociência do Elon Musk? Ele é o multi-milionário fundador do Paypal, que após vendê-lo para a eBay, iniciou vários projetos que levarão a ciência para novos patamares. O último projeto é criar sensores da largura de um fio de cabelo, e implantá-los na cabeça, com o objetivo de “ler” o cérebro, conectando a um computador.
Será que com isso conseguiremos criar uma réplica digital do seu “ser” e fazer um upload para outro local, como se fosse um software? Subir um backup de sua cabeça para a nuvem?
Parece um pouco longe de nossa realidade, mas essa não é apenas uma questão técnica para a neurociência, pois a humanidade vem filosofando sobre o que realmente é a mente e se isso tem a ver com o nosso cérebro. Uma réplica do seu cérebro seria ainda “você”? A mente sobreviveria em 2 lugares ao mesmo tempo?
Mas coloco aqui alguns dos desafios que a empresa do Musk terá que enfrentar:
-
Os cientistas estão muito longe de conseguir mapear o cérebro de um rato, que tem 71 milhões de neurônios. O cérebro humano tem aproximadamente 86 BILHÕES… E não temos nem certeza se a mente poderá ser duplicada.
-
A simulação de um cérebro ainda está engatinhando, talvez daqui algumas décadas teremos resultados concretos.
-
Os laboratórios de pesquisa em neurociência estão descascando o problema uma camada por vez. A empresa do Musk, a Neuralink, por exemplo, está se especializando na interface com o cérebro. Essa é apenas uma peça do quebra-cabeças.
Para encerrar esse post, deixo uma pergunta capciosa: Se a polícia bater a sua porta, você precisará de 2 álibis?
Eric Lieb é coach, empreendedor, mentor. Apaixonado por tecnologia digital, atuou desde o início da internet no Brasil como executivo em empresas de TI e telecom e como consultor. É co-autor de livro sobre Atendimento nas Mídias Sociais. Empreendedor serial, atualmente é executivo da Digaa Telecom.