Dois comportamentos observados entre os consumidores atuais estão permitindo às obter mais informações sobre a decisão de compra: o aumento da pesquisa pré-compra sobre os produtos desejados e a adoção do comércio eletrônico. Mesmo que as compras na loja permaneçam de longe o método preferido para comprar bens não duráveis, os conhecimentos adquiridos através de pontos de contato digitais estão ajudando as marcas de produtos de consumo (CPG) a moldar a nova jornada do cliente. A esmagadora maioria das vendas de CPG ainda é feita nas lojas. Mas os consumidores estão cada vez mais envolvidos com esses produtos online, e as buscas muitas vezes levam a plataformas de comércio eletrônico. As marcas mais antenadas estão agora enxergando o comércio eletrônico como um canal de marketing a mais — e não como um concorrente. Dados sobre os compradores, principalmente a informação do comportamento do consumidor extraída dos programas de fidelidade dos varejistas, continuam sendo um componente chave para a segmentação de anúncios de marca. No entanto, a capacidade das marcas para coletar dados de terceiros de seus próprios sites, além de fontes de terceiros, dá uma imagem mais matizada de compradores individuais e permite mensagens mais direcionadas. Relevância é a nova moeda no marketing de marcas digitais: para as marcas CPG, vender produtos de mercado de massa para públicos-alvo não é fácil, mas é uma tática crítica para dominar. Os consumidores esperam mensagens e ofertas personalizadas, e as marcas que podem oferecer isso terão uma grande vantagem. Fonte: eMarketer Retail
Inscrições para o Programa 100% Saúde da prefeitura continuam abertas
Até o dia 20 de fevereiro, startups de todo o país podem se inscrever para participar do programa 100% Saúde, uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e a IBM que prevê apoio a 300 startups que desenvolvam soluções tecnológicas para o setor de saúde na cidade. “Temos mais de 70 startups inscritas, mas ainda continuamos buscando mais projetos inovadores que possam nos ajudar a melhorar o setor de saúde no município”, afirma o presidente da São Paulo Negócios, Juan Quirós, agência que irá selecionar as empresas que serão apoiadas. O investimento da IBM, até 2020, inclui a disponibilização de profissionais para prestação de assessoria técnica e cessão de licenças no programa de empreendedorismo da IBM, o Global Entrepreneur Program (GEP). As startups selecionadas receberão, no total, R$ 12.4 milhões em créditos para a utilização de aplicações de serviços na plataforma de nuvem IBM Cloud. Isso porque, para cada empresa escolhida e que esteja de acordo com os pré-requisitos do programa GEP, será disponibilizado crédito equivalente a US$ 1 mil mensais, pelo período de 12 meses, para uso exclusivo na plataforma da IBM. Esse valor só será destinado às empresas que ingressarem no programa e que utilizarem o serviço. Os interessados em participar dessa primeira etapa devem acessar o http://www9.prefeitura.sp.gov.