Estão trabalhando em duas vertentes, colaborando em uma, competindo na outra (Iustr: Rebecca Zisser/Axios)
Os jornais estão trabalhando com o Facebook para lançar um novo projeto para ajudar os veículos locais a fortalecer seus esforços de assinatura digital. Mas isso não significa que eles fizeram as pazes. Na verdade, a News Media Alliance — um grupo de empresas jornalísticas que está trabalhando com o Facebook no projeto de assinaturas — está simultaneamente lançando um comitê de ação política projetado para ajudar a indústria a competir melhor contra o Facebook e o Google pelas verbas de marketing. Como isso pode acontecer ao mesmo tempo? Enquanto a News Media Alliance quer trabalhar com o Facebook para reforçar as assinaturas através do novo projeto — o Local News Subscriptions Accelerator — seu próprio presidente, David Chavern, argumenta que o Facebook (e o Google) tem um longo caminho a percorrer antes de apresentar um produto sustentável modelo de notícias em plataformas. Isso significa que há necessidade de uma abordagem em duas vertentes, trabalhando com plataformas ao mesmo tempo em que defende mudanças legais através do Congresso. “O que estamos dizendo é: ´obrigado, mas ainda não chegamos lá´”, diz Chavern, em resposta aos esforços do Facebook. Quanto à rede, ela tem feito um esforço mais consciente para trabalhar com jornais e editores digitais para fortalecer seus esforços de assinatura e monetização através da plataforma. Executivos admitiram que não foram tão transparentes no trabalho com editores em testes e experiências no passado, mas que estão procurando fazer mais. “Queremos ir mais longe”, diz Campbell Brown, chefe de parcerias de jornalismo do Facebook. “Quando eu comecei aqui, havia apenas uma pessoa. Agora é a maior equipe de parcerias que temos”. Fonte: Axios