Como os anunciantes brasileiros escolhem suas agências digitais



Luiz Alberto Marinho, no Blue Bus:

 

A iThink encomendou ao Grupo Consultores uma pesquisa para saber como os anunciantes brasileiros contratam agências digitais. Foram entrevistados 70 executivos de alto e médio escalao, entre os meses de janeiro e março desse ano. Ao imaginar a agência ideal, os anunciantes surpreenderam. Quer um exemplo? No mundo digital a preocupaçao com a rentabilidade é bem menor do que na relaçao com as agências de publicidade tradicionais. Outro ponto interessante – planejamento estratégico, atributo muito valorizado na escolha das agências de publicidade, tem peso relativamente pequeno na eleiçao dos fornecedores digitais.

O estudo mostrou ainda que no ano passado cada empresa recebeu em média 12 contatos de agências digitais interessadas em sua conta e assistiu a quase 4 apresentaçoes. Sinal de que a concorrência anda feroz. Ajuda a atiçar os ânimos dos caçadores de novos clientes o fato de que 13% dos anunciantes entrevistados estavam insatisfeitos com suas agências digitais na época da pesquisa e outros 6% mostraram-se indecisos sobre a manutençao do parceiro atual. Curiosamente, o tempo médio de duraçao da relaçao comercial entre empresas e agências digitais é de 4,5 anos, quase o mesmo das agências de publicidade, que anda próximo dos 5 anos. Para terminar uma informaçao importante – tecnologia é apenas o 6o principal atributo que uma agência digital deve possuir. Na frente de tudo vem mesmo a velha e boa criatividade.

 

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