Dados da FGV apontam que o Índice de Confiança de novembro é o maior desde maio do ano passado
Depois de quase um ano e meio de um certo receio na hora de adquirir novos bens e uma ponderação maior para efetuar suas compras, o consumidor brasileiro voltou a se mostrar bastante confiante e disposto a movimentar a economia do País.
De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor referente ao mês de novembro – mensurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – o percentual de confiança dos brasileiros foi 1,5% maior do que o registrado no último mês de outubro, alcançando a pontuação de 115,4 pontos no chamado ICC (Índice de Confiança do Consumidor).
O número é o maior índice desde o mês de maio de 2008, período considerado bastante favorável para os negócios e para a economia. Os números de outubro representam a segunda alta consecutiva do ICC, que apresentava um grau de estagnação dos meses anteriores.
Criado pela FGV, o Índice de Confiança foi criado em visa mensurar a disposição dos consumidores em efetuar compras e a sua insegurança em relação aos seus gastos. A pesquisa também pretende medir a impressão dos brasileiros acerca da situação da economia local. Em relação ao cenário do mês de outubro, 19,1% dos entrevistados consideraram a atual situação do País boa – o que representa um crescimento de um ponto percentual em relação à pesquisa de outubro. Já a quantidade daqueles que julgam a Economia do País ruim caiu do índice de 28,5% registrado em outubro para 27,4%.
Com informações da Agência Brasil.
De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor referente ao mês de novembro – mensurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – o percentual de confiança dos brasileiros foi 1,5% maior do que o registrado no último mês de outubro, alcançando a pontuação de 115,4 pontos no chamado ICC (Índice de Confiança do Consumidor).
O número é o maior índice desde o mês de maio de 2008, período considerado bastante favorável para os negócios e para a economia. Os números de outubro representam a segunda alta consecutiva do ICC, que apresentava um grau de estagnação dos meses anteriores.
Criado pela FGV, o Índice de Confiança foi criado em visa mensurar a disposição dos consumidores em efetuar compras e a sua insegurança em relação aos seus gastos. A pesquisa também pretende medir a impressão dos brasileiros acerca da situação da economia local. Em relação ao cenário do mês de outubro, 19,1% dos entrevistados consideraram a atual situação do País boa – o que representa um crescimento de um ponto percentual em relação à pesquisa de outubro. Já a quantidade daqueles que julgam a Economia do País ruim caiu do índice de 28,5% registrado em outubro para 27,4%.
Com informações da Agência Brasil.