Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Criatividade sem crise

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin




Estamos vivendo uma era de incertezas. O mundo não pode mais ser considerado previsível, principalmente o mundo dos negócios. A humanidade assiste a um dos períodos de maior concentração de mudanças e estas transformações são cada vez mais rápidas e descontínuas.


O momento atual exige que o profissional pense rápido e diferente, garantindo uma competição baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento e decisão em inovação.


Precisamos garantir nosso lugar e fazer a diferença, agora é o momento de todos os dias, utilizar à máxima “se a vida te der limões, faça uma limonada”. Isto é, seja positivo e, acima de tudo, Criativo!


Todos nós somos uma usina de potencialidade no sentido de explorarmos cada vez mais nossa criatividade, sermos um diferencial. Devemos desenvolver o hábito de pensar criativamente, buscar novas idéias e solução para novos ou velhos problemas. É um momento de transformação, onde é necessário adaptar-se a toda essa evolução (ou revolução). Criando e inovando o homem possui capacidade de mudar a si e ao meio, bem como adaptar-se a situações novas.


Arrisque, brinque, tenha bom humor, seja curioso e original… Afinal, a base da criatividade é a capacidade de observar e analisar as diversas situações da vida sob variados ângulos. Ou seja, quando deparar-se com um obstáculo, busque identificar suas possíveis causas e, então, tendo chegado aos elementos chave da questão, esforce-se por encontrar formas de resolver cada elemento. O importante é não renderse às adversidades, manter a calma e ter em mente que todo problema tem uma solução, basta usar o bom senso e seguir em frente.


E para aqueles que não se julgam pessoas criativas, saibam que criatividade não é algo com o qual se nasce, e sim algo cultivado ao longo da vida. Por isso, exercite sua criatividade:




  • Faça comparações entre situações de um ambiente com as soluções criativas utilizadas num outro ambiente diferente;


  • Aprenda a ouvir as pessoas, pois muitas idéias e resoluções surgem de inspirações tiradas de situações cotidianas, comentários e opiniões aparentemente sem uso para você;


  • Habitue-se a observar o mundo a sua volta, afinal é assim que aprendemos tudo sobre a vida desde o momento em que nascemos através de pura e simples observação;


  • Nunca se esqueça de brincar, pois basta acompanhar as brincadeiras de criança para perceber o potencial criativo que elas têm que é o de não ter medo de inventar e mostrar suas criações.

E, após ter exercitado sua criatividade ao máximo, explore-a no ambiente profissional, e demonstre ser um profissional dinâmico e comprometido. Pois lembre-se: você pode sentir tédio em suas atividades e acreditar que age de forma mecânica, operacional. Da mesma forma a empresa pode perceber que você não traz novos resultados, idéias, melhorias. Assim, ser criativo é vital para uma vida profissional de sucesso e um valioso instrumento para quem deseja alavancar sua carreira.


 

 

0 comentário em “Criatividade sem crise”

  1. Belo artigo é cativante. Arrisco pouco, gosto de brincar, bom humor, sou curioso e procuro ser original…
    Precisaria de ler mais vezes o seu artigo para passar a arriscar mais, e dar soluções aos meus problemas actuais e mesmo soluções que teria dado aos do passado. Continuarei a atenção a seus artigos. De momento preparo monografia sobre Planeamento estratégico em Hospital público Vs Hospital privado. Sou/estou de/em Moçambique-Maputo. Estudante/trabalhador. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima