Dicas importantes para a exposição na Internet/Grupos de discussão

0
2

Oi pessoal! Hoje em dia, a maioria das pessoas busca emprego via Internet, em sites específicos de busca de vagas, grupos temáticos de discussão, em redes de relacionamento; e menos pelo jornal ou entregando currículo porta a porta.
Eu participo de vários grupos de discussão de minha área (RH) há muito tempo e tenho visto pessoas que acabam não conseguindo seus objetivos por não conhecerem uma maneira mais adequada de interação nessas fontes.
Por isso, listo abaixo algumas dicas importantes para participação em grupos de discussão:
– Participe e interaja nas discussões (se não conhecer o assunto a ponto de se manifestar, curta e ganhe conhecimento).
– Seja solidário, Networking não significa apenas “pedir”, (emprego, favores, materiais…), e sim doar também. O oportunismo te dará uma fama negativa. O relacionamento é uma via de mão dupla. Disponibilize-se a ajudar alguém.
– Antes de solicitar algo, procure na aba arquivos do grupo. Evite a mensagem “Eu também quero!” Exercite sua criatividade e autonomia de raciocínio não pedindo algo que facilmente pode ser elaborado por você mesmo, ou que pode ser encontrado no Google.
– No caso de querer a opinião ou ajuda do grupo, seja objetivo, escreva sua mensagem descrevendo exatamente o que precisa, assim, as chances serão maiores de alguém poder te ajudar. A comunicação deve ser clara e não vaga.
– Na rede (e pessoalmente também), evite gírias, palavras ou expressões informais, preconceituosas, agressivas, arrogantes ou de baixo calão. Tenha sempre em mente que o grupo funciona como uma “vitrine” profissional. Sua exposição na Internet deve promover sua imagem e não depreciá-la.
Lembrando sempre de se perguntar: “Eu agiria ou falaria assim com um colega, pessoalmente?” O relacionamento é o mesmo, só muda a via.
Principalmente, para quem está procurando emprego, o Marketing Pessoal e o Networking são muito importantes, até para se conseguir entrevistas de emprego.
Esteja conectado com o que acontece em sua área de trabalho. Uma boa opção para se atualizar é frequentar palestras ou eventos gratuitos, e trocar cartão de visitas!
Até a próxima!