A base de observação da pesquisa foi o “volume de eventos de consumo da web”, algo nos dias de hoje em torno de 7,5 bilhões ao dia. Este número de dezembro de 2009 foi comparado com os dados do mesmo período do ano anterior.
Alguns dados interessantes: o crescimento da web móvel nos Estados Unidos foi de 110%, mais lenta que no restante do globo. Ainda sim, a participação dos aparelhos móveis no total de acessos daquele país é maior: 1,26% contra 0,99% do mundo. Em relação a softwares e marcas no território americano, o Android superou o BlackBerry como canal de acessos móveis. O Motorola Droid – usuário do Android – foi o aparelho que mais se destacou, aumentando em 10 vezes a penetração da marca no número total de acessos.
Apesar do crescimento expressivo, a pesquisa detectou que a curva de adesão à internet móvel foi bem menor em países da América do Sul, com um porcentual de acessos que não atinge 0,2%. Na África e Ásia os números são 0,8% e 0,4% respectivamente.
Os aparelhos da Apple é que realizam a maioria dos acessos, com fatias de mercado semelhantes na América do Norte (65%) e América do Sul (69%). A diferença está no segundo lugar. No Norte, quem ocupa esta posição é a HTC (8%) e, no Sul, a Nokia com 16%.
Com informações do IDGNow!