Consolidando os vários comentários e e-mails recebidos sobre o blog anterior, concluimos que a Cobrança é parte integrante do business, mas desde que sejam tomados alguns cuidados.
Deve tentar localizar o consumidor, através do canal que ele escolher. Por exemplo se não gostar de ser importunado no telefone comercial, isto deve ser respeitado, desde que ele ofereça um outro como alternativa.
O objetivo não é “perturbar” e sim encontrar uma solução financeira que continue adequada ao bolso do cliente. Provavelmente o cliente fez esta mesma conta na hora de comprar.
Separar bons e maus clientes é um desafio, que começa na concessão do crédito, onde foi “carimbado” como bom e acaba na cobrança, onde descobre-se que mesmo que temporariamente, este carimbo estava errado.
O conceito geral é de que sendo bem tratado, oferecendo alternativas de solução financeira, a cobrança pode ser mesmo considerada parte do negócio e não atrapalha a área de vendas.
Aguardo os comentários de experiências no atendimento de cobrança.
Obrigado a todos pela grande interatividade no primeiro blog, principalmente via e-mail, e convido vocês a fazer o cadastro gratuito no site para futuros comentários.
Olá Augusto!
E quais alternativas para cobrar e manter o cliente?
O que vale no universo de recuperação de ativo para garantir que o pagamento seja efetivo?
Abs!
Olá Augusto
Muito legal essa postura de conhecer as pessoas para melhor atende-las e consequentemente ser atendido por elas.
Estou enviando o endereço do blog para outras pessoas, a fim de que dêem a sua contribuição.
Abraço